Entre a letra de Guimarães rosa e a escultura de Buonarroti, a morte surge como hipertexto provocador da leitura literária no processamento da aprendizagem

Signo

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ISSN: 19822014
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 31/12/1974
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

Entre a letra de Guimarães rosa e a escultura de Buonarroti, a morte surge como hipertexto provocador da leitura literária no processamento da aprendizagem

Ano: 2012 | Volume: 37 | Número: 63
Autores: Maria Generosa Souto
Autor Correspondente: Maria Generosa Souto | [email protected]

Palavras-chave: Representação da morte, campo geral, la Pietà, significação, semiótica, aprendizagem

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Utilizando-se da teoria da Significação, como objeto primeiro da Semiótica,
este artigo tem como finalidade discutir a representação da morte, em “Campo
Geral”, de Rosa, em diálogo a escultura La Pietà, de Buonarroti, a fim de
provocar o processamento da leitura literária. Como recurso metodológico
trabalhou-se a pesquisa bibliográfica, de cunho analítico. O signo morte foi revisitado
com base na definição de transcendental, como um rito de passagem.
Apreendeu-se, nos resultados, os percursos gerativos de sentido, através das
imagens mental e plástica da morte, que, através de um ground, se reconstrói nos
dois recursos midiáticos. Concluímos que é possível apreender a relação entre o
constructo do signo morte na narrativa literária Campo Geral e na escultura La
Pietà, considerando que o texto literário, pelas características que lhe são
peculiares também sugere imagens, figuras, formas, paralelos, confrontos,
correspondência com a escultura, tornando-se possível estabelecer construção de
sentidos, leitura crítica, ao colocá-las dentro de uma história ou de um contexto. O
plano do conteúdo sintetizado em ambos os textos, símbolo do signo disfórico
morte, tem origem no imaginário, pois os textos são fictícios, representação.



Resumo Inglês:

Using itself of the theory of the Significação, as first object of the Semiotics,
this article has as purpose to argue the representation of the death, in “General
Field”, of Rose, in dialogue the sculpture There Pietà, of Buonarroti, in order to
provoke the processing of the literary reading. As metodológico resource it worked
bibliographical research, of analytical matrix. The sign death was revisited on the
basis of the transcendental definition, as a ticket rite. It was apprehended, in the
results, the gerativos passages of direction, through the images mental and plastic
of the death, that, through one ground, if reconstructs in the two midiáticos
resources. We conclude There that General Field is possible to apprehend the
relation enters constructo of the sign death in the literary narrative and the
sculpture Pietà, considering that the literary text, for the characteristics that are
peculiar also suggest images, figures, forms, parallels, confrontations,
correspondence to it with the sculpture, becoming possible to establish
construction of directions, critical reading, when placing them inside of a history or
a context. The plan of the content synthecized in both the texts, symbol of the
disfórico sign death, has origin in the imaginary one, therefore the texts are
fictitious, representation.