Entre movimentos, linhas e formas: o bordado na prática docente

CONHECER

Endereço:
Avenida Doutor Silas Munguba - Itaperi
Fortaleza / CE
60714903
Site: https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/index
Telefone: (85) 3101-9926
ISSN: 2238-0426
Editor Chefe: Francisco Horacio da Silva Frota
Início Publicação: 02/05/2011
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciência política

Entre movimentos, linhas e formas: o bordado na prática docente

Ano: 2019 | Volume: 9 | Número: 23
Autores: D.G.Fernandes, J.F.P.Ramos
Autor Correspondente: D.G.Fernandes | [email protected]

Palavras-chave: arte, movimento, bordado, prática docente, pedagogia

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa empírica que adotou o bordado como ponte que integra teoria, vivência corporal e expressão gráfica em uma prática pedagógica desenvolvida em estágio docente na componente disciplinar “Corpo, Dança Afro e Educação” do curso de Graduação em Pedagogia da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Tal disciplina tem por objetivo compreender a tríade humanidade, cultura e conhecimento (Cortella, 1998) partindo da filosofia africana do batucar, cantar e dançar (Ligiéro, 2011). A discussão do papel da arte na educação e do uso do bordado como meio de expressão individual faz parte de uma abordagem que busca uma metodologia pautada pela formação integral do cidadão. Os resultados indicam que combinar conhecimento teórico, vivência corporal dos conteúdos e expressão gráfica das percepções e sensações na educação de adultos demandam uma metodologia que integre aspectos sensíveis da formação humana à prática pedagógica. Essa experiência docente ressaltou a importância do respeito ao movimento singular de aprendizagem do aluno – mesmo nos momentos em que se recusa a participar. Na abordagem adotada, a arte é indispensável para acessar conteúdos sensíveis do indivíduo, do grupo e dos conhecimentos historicamente sistematizados, indo ao encontro do que propõem Read (1986) – que entende a arte como mediadora na educação – e Ostrower (1977) – que defende ser a criatividade inerente ao ser humano em todas as esferas do viver.



Resumo Inglês:

This article reports the results of an empirical research that adopted embroidery as a bridge between theory, body experience, and graphic expression in a pedagogical practice developed during a teaching internship in the subject component ‘Body, Afro Dance, and Education’ of the Undergraduate Course in Pedagogy of the University for International Integration of the Afro-Brazilian Lusophony (UNILAB). This course subject aims to grasp the triad humanity, culture, and knowledge (Cortella, 1998) based on the African philosophy of drum beating, singing, and dancing (Ligiéro, 2011). Discussing the role of art in education and the use of embroidery as a means of individual expression is part of an approach that seeks a methodology grounded in citizen’s comprehensive education. The results indicate that combining theoretical knowledge, body experience with contents, and graphic expression of perceptions and sensations in adult education requires a methodology that interconnects sensitive aspects of human education to pedagogical practice. This teaching experience underscored the importance of respect for the student’s unique learning movement – even at times when she/he refuses to participate. In the approach adopted, art is indispensable to access sensitive contents of the individual, the group, and historically systematized knowledge, moving towards what is proposed by Read (1986) – who sees art as a mediator in education – and Ostrower (1977) – who advocates that creativity is inherent to human beings in all spheres of life.



Resumo Espanhol:

Este artículo presenta los resultados de una investigación empírica que adoptó el bordado como un puente entre teoría, vivencia corporal y expresión gráfica en una práctica pedagógica desarrollada durante una pasantía docente en la componente de asignatura “Cuerpo, Danza Afro y Educación” del curso de Pregrado en Pedagogía de la Universidad de Integración Internacional de la Lusofonia Afro-Brasileña (UNILAB). El objetivo de esta asignatura es comprender la tríada humanidad, cultura y conocimiento (Cortella, 1998) basada en la filosofía africana de tocar tambor, cantar y bailar (Ligiéro, 2011). La discusión del papel del arte en la educación y del uso del bordado como medio de expresión individual forma parte de un enfoque que busca una metodología pautada por la formación integral del ciudadano. Los resultados indican que combinar conocimiento teórico, vivencia corporal con los contenidos y expresión gráfica de las percepciones y sensaciones en la educación de adultos exige una metodología que interconecte aspectos sensibles de la educación humana con la práctica pedagógica. Esta experiencia docente subrayó la importancia del respeto por el movimiento singular de aprendizaje del alumno – incluso en momentos en que él se niega a participar. En el enfoque adoptado, el arte es indispensable para acceder a los contenidos sensibles del individuo, del grupo y del conocimiento sistematizado históricamente, avanzando hacia lo que proponen Read (1986) – que ve el arte como un mediador en la educación – y Ostrower (1977) – que defiende que la creatividad es inherente a los seres humanos en todas las esferas de la vida



Resumo Francês:

Cet article présente les résultats d’une recherche empirique ayant adopté la broderie comme un pont entre la théorie, l’expérience corporelle et l’expression graphique dans une pratique pédagogique développée au cours d’un stage d’enseignement dans la composante disciplinaire «Corps, Danse Afro et Education» du cours de Premier Cycle en Pédagogie de l’Université d’Intégration Internationale de la Lusophonie Afro-Brésilienne (UNILAB). L’objectif de ce sujet est de comprendre la triade humanité, culture et savoir (Cortella, 1998) basée sur la philosophie africaine du tambour, du chant et de la danse (Ligiéro, 2011). La discussion du rôle de l’art dans l’éducation et de l’utilisation de la broderie comme moyen d’expression individuelle s’inscrit dans une approche qui cherche une méthodologie fondée sur une formation intégrale du citoyen. Les résultats indiquent que la combinaison des connaissances théoriques, de l’expérience corporelle avec les contenus et de l’expression graphique des perceptions et des sensations dans l’éducation des adultes nécessite une méthodologie qui interconnecte les aspects sensibles de l’éducation humaine à la pratique pédagogique. Cette expérience d’enseignement a souligné l’importance du respect du mouvement d’apprentissage unique de l’élève – même lorsqu’il refuse de participer. Dans l’approche adoptée, l’art est indispensable pour accéder aux contenus sensibles de l’individu, du groupe et du savoir historiquement systématisé, en direction de ce que propose Read (1986) – qui considère l’art comme un médiateur en éducation – et Ostrower (1977) – qui défend le fait que la créativité est inhérente aux êtres humains dans tous les domaines de la vie.