O presente trabalho busca debater as tensões existentes entre documento (notícia visual) e arte na fotografia. Optou-se como metodologia de análise interpretativa o diálogo entre “discursividade visual” (PICADO, 2003) e a “análise iconológica” (VICENTE, 2000) no intuito de mostrar uma percepção singular da fotografia sem ela estar analogicamente ligada a explicações semiológicas. Escolhemos como corpusas imagens de conflito do ensaio Libya Hurra (2011), de Maurício Lima, para exemplificar que os valores estéticos e a assunção do ponto de vista do fotógrafo sobre o motivo fotografado não afastam da imagem o seu caráter denunciativo dos horrores do conflito civil só porque se utilizou de estratégias como a encenação, por exemplo, que flertam com a arte contemporânea.
This paper seeks to discuss the tensions between document (visual news) and art photography. It was chosenas interpretative analysis methodology dialogue between "visual discourse" (PICADO, 2003) and "iconological analysis" (VICENTE, 2000) in order to show a unique perception of the photograph without her being similarly linked to semiotic explanations. Chosen as corpus images of conflict in Libya Hurraessay (2011), Mauricio Lima, to exemplify the aesthetic values and the permission of the photographer's point of view on the photographed matter does not deviate from the image your denunciation characterof civil conflict horrors only because it used strategies such as staging, for example, dialoguing with contemporary art.