Ao pensar-se na desmotivação que há entre os jovens na sala de aula e, ao
mesmo tempo, na espontaneidade, criatividade e processos cognitivos que são
caracterÃsticas marcantes dessa faixa etária, opta-se por refletir como o gênero
discursivo capa de revista torna-se um subsÃdio para preencher determinadas
lacunas existentes nas aulas de LÃngua Portuguesa do Ensino Médio. Pretende-se
analisar como esses conteúdos verbo-visuais constroem sentidos através dos
implÃcitos, a fim de formar leitores mais crÃticos, reflexivos e engajados com a
aprendizagem da nossa lÃngua. O percurso teórico está delineado pela teoria
bakhtiniana dialógica da linguagem no que tange aos gêneros discursivos e as
análises dos elementos dispostos nas capas jornalÃsticas são conduzidas pela teoria
de Roland Barthes, no que se refere à identificação das conotações construtoras de
sentidos do paradoxo fotográfico.
Cuando se piensa en la motivación que existe entre los jóvenes en el aula y al mismo
tiempo, la espontaneidad, la creatividad y los procesos cognitivos que son caracterÃsticas de
este grupo de edad, eligese considerar cómo el género discursivo capa de revista tornase
un medio para colmar algunas lagunas en las de la Lengua Portuguesa. El objetivo es
analizar cómo estos contenidos verbo-visuales significan a través de los implÃcitos para
formar lectores más crÃticos, reflexivos y comprometidos con el aprendizaje de nuestra
lengua. El enfoque teórico se resume en la teorÃa dialógica de Bakhtin de la lengua
cuando se trata de géneros y el análisis de los elementos dispuestos en capas se
llevan a cabo por la teorÃa periodÃstica de Roland Barthes, en cuanto a la
identificación de las connotaciones de la construcción del significado de la paradoja
de la fotografÃa.