Entre o músico e o professor: o percurso do reconhecimento

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Entre o músico e o professor: o percurso do reconhecimento

Ano: 2021 | Volume: 6 | Número: 1
Autores: Anderson Fabrício Andrade Brasil, Ana Paula Caetano, Ana Paz
Autor Correspondente: Anderson Fabrício Andrade Brasil | [email protected]

Palavras-chave: Profissionalização docente em música, narrativas de profissionalização, histórias de vida, reconhecimento profissional

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo se antepara em uma pesquisa de abordagem qualitativa que teve como sujeitos sociais músicos portugueses e brasileiros que se tornaram docentes. O trabalho assume como objetivo discutir o percurso e os processos pelos quais construíram o reconhecimento de si como professores de música, a partir de entrevistas narrativas, e refletir sobre as potencialidades desta estratégia de contar histórias da sua história de vida na investigação na área da educação musical. Os resultados interpretados alcançam um conjunto complexo de momentos e acontecimentos, desenhando caminhos para alguns inesperados e não desejados, que no conjunto vão proporcionando experiências nas quais percebem o sentido de ser na relação com o outro e nas quais constroem os saberes que mobilizam no seu cotidiano profissional, permitindo que o “saber docente” escape a exclusividade da formação acadêmica, sendo construído também por meio do constante deslocamento do passado e do futuro destes sujeitos sociais.



Resumo Inglês:

This article is a preliminary to a qualitative approach research that had Portuguese and Brazilian musicians as social subjects who became teachers. The work aims to discuss the path and processes by which they built their recognition as music teachers, based on narrative interviews and reflect on the potentialities of this strategy of telling stories of their life history in the investigation in the area of Music Education. The results, interpreted, reach a complex set of moments and events, drawing paths for some unexpected and unwanted, which as a whole provide experiences in which they perceive the sense of being in the relationship with the other. and in which they build the knowledge that they mobilize in their professional daily lives, allowing the “teaching knowledge” to escape the exclusivity of academic education, being also built through the constant displacement of the past and future of these social subjects.