Entre o Sagrado e o Fantástico: as (des)construções imagéticas em Noé
Sessões do Imaginário
Entre o Sagrado e o Fantástico: as (des)construções imagéticas em Noé
Autor Correspondente: F. Rodrigues | [email protected]
Palavras-chave: Fantástico; sagrado; desconstrução; descrença
Resumos Cadastrados
Resumo Português:
O presente artigo tem como objetivo analisar a relação do elemento Fantástico com a temática do Sagrado, presentes no filme Noé, de Darren Aronofsky (2014). O Sagrado aqui,deve ser entendido literalmente como a história bÃblica notoriamente conhecida de Noé, que começa no Gênesis, bem antes da conhecida reunião dos animais antes do dilúvio divino, originando o pecado original. Desta forma, para além do contexto bÃblico, há o elemento Fantástico, no filme, que vem a transformar o elemento Sagrado da narrativa em somente um pano de fundo para o desencadeamento de ações ditas do gênero Fantástico. A princÃpio, a discussão sobre o Fantástico na construção fÃlmica tende a ser um motivo pelo qual a chamada “suspensão da descrença†por parte do espectador fica suspensa, pois os efeitos especiais digitais contrastam com histórias que retratam o tema do Sagrado.