Entre o teatro e a performance: PROJETO bRASIL – um olhar decolonial

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Entre o teatro e a performance: PROJETO bRASIL – um olhar decolonial

Ano: 2017 | Volume: 3 | Número: 30
Autores: Elisa Belém
Autor Correspondente: Elisa Belém | [email protected]

Palavras-chave: Decolonialismo, anti-colonialismo, performance

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O teórico Walter Mignolo, à frente dos estudos decoloniais, nota o entendimento das ações afetivas como produtoras de conhecimento. Tal dado mostra-se muito importante no estudo das artes cênicas, já que essas lidam com a formação da subjetividade e com a produção de conhecimento pela via das ações afetivas, por meio do corpo. Esse cabedal teórico pode contribuir bastante para a discussão sobre a encenação contemporânea no Brasil. Pretende-se assim, refletir sobre o espetáculo PROJETO bRASIL, da Companhia Brasileira de Teatro, com direção de Márcio Abreu. 



Resumo Inglês:

The academic Walter Mignolo, ahead of decolonial studies, note the understanding of affective actions as knowledge producers. Such an understanding is very important for the study of performing arts, as these deal with the formation of subjectivity and the production of knowledge by means of affective actions, through the body. This theoretical perspective can offer an important contribution to the discussion on the contemporary performance in Brazil. The aim is to analyze the performance PROJECT bRAZIL, by the Brazilian Theatre Company and directed by Márcio Abreu.