O presente artigo visa fazer uma breve apresentação da prática da malandragem entre homens e mulheres livres no Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX, utilizando como fontes as comédias escritas por Martins Pena entre os anos de 1833 e 1847. Os personagens que Martins Pena colocou nos palcos da Corte nos mostram um pouco do jogo de cintura e do “jeitinho†necessários para transformar as desvantagens em vantagens e, assim, sobreviver de modo criativo nessa sociedade imperial que cresce e se desenvolve apresentando-se repleta de. tradições, contradições e possibilidades.
The present article seeks to do a brief presentation of the practice of the roguery
between men and free women in Rio de Janeiro in the first half of the century XIX, using as
sources the comedies writings for Martins Grieves among the years of 1833 and 1847. The
characters that Martins Pena placed at the stages of the Court show us a little of the waist
game and of the "necessary way" to transform the disadvantages in advantages and, like this,
to survive in a creative way in that imperial society that grows and he/she/it develops coming
replete of. traditions, contradictions and possibilities.