ENTRE PROMESAS. Resonancias del concepto de industria cultural

Revista Observatório

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ISSN: 2447-4266
Editor Chefe: Francisco Gilson Rebouças Porto Junior
Início Publicação: 30/04/2015
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Comunicação

ENTRE PROMESAS. Resonancias del concepto de industria cultural

Ano: 2016 | Volume: 2 | Número: 4
Autores: Esteban Alejandro Juárez
Autor Correspondente: Esteban Alejandro Juárez | [email protected]

Palavras-chave: Th. W. Adorno; M. Horkheimer; Industria cultural; teoría crítica; arte autónomo.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Sem qualquer intenção de cair na tarefa suspeita de discriminar os vivos e os mortos do conceito de "indústria cultural", tal como foi formulada Adorno e Horkheimer, para a teoria da comunicação moderna, o artigo apresentado quer reinvestigar sua ressonância, críticas e conteúdo dialético. Para fazer isso, vamos apelar para uma noção adorniana chave que funciona como contraponto dialético da indústria cultural e suas promessas de satisfação sensata: a ideia de promessa de felicidade contida na arte.



Resumo Inglês:

Without any intention of falling into the suspicious task of discriminating the living and the dead in the concept of "cultural industry", as if that were the task of a contemporary communication theory, this paper aims at re-investigate its critical resonance and dialectical content. Therefore, we shall appeal to a key notion in Adorno that functions as the dialectical counterpoint of cultural industry and its promises of sensible satisfaction: the promise of happiness contained in art.



Resumo Espanhol:

Sin ninguna intención de caer en la sospechosa tarea de discriminar lo vivo y lo muerto del concepto de “industria cultural”, tal como lo formularon Adorno y Horkheimer, para la teoría de la comunicación actual, el artículo que presentamos desea volver a indagar su resonancia crítica y su contenido dialéctico. Para ello apelaremos a una noción adorniana clave que funciona como contrapunto dialéctico de la industria cultural y sus promesas de satisfacción sensible: la idea de promesa de felicidad contenida en el arte.