O presente ensaio é fruto de alguns reflexões acerca da presença da literatura local na organização do tecido cultural global e foi apresentado no I Seminário de Literatura Tocantinense (2015/UFT). Ao pensarmos sobre uma rede multicultural e complexa que cerca o artista foi que nos propomos a fazer uma leitura-interpretativa que busca compreender o processo de comunhão do escritor do Tocantins Paulo Aires Marinho com o mundo que o cerca, mundo este que com toda certeza, não se afirma e restringe à fronteiras territoriais ou de espaços demarcados por uma linha divisória. Uma literatura não pode atuar como um sistema fechado e sem mobilidade de trocas, por isso, pensamos ser tão importante apresentarmos autores que ainda não estão consagrados como canônicos. Acreditamos que o presente ensaio seja relevante para divulgar e ampliar o acervo do leitor em relação aos poetas brasileiros. Ressaltamos ainda que o trabalho aqui apresentado é uma interpretação qualitativa em que tomamos como embasamentos teóricos os seguintes autores, são eles: Antonin Artaud, Roland Barthes, Maurice Blanchot, Jorge Coli, Umberto Eco, Maurice-Jean Lefebve, Octavio Paz e Domingos Carvalho da Silva. Procuramos, por meio do presente ensaio dar visibilidade a um poeta projetado no local onde vive, trabalha e produz, trazendo à luz uma produção que antes de qualquer coisa se insere na complexidade do mundo atual.
This essay is the result of some reflections about the presence of local Literature into the global culture organization which was presented at the First Seminar of Tocantinense Literature (2015 \ UFT). When we think about the multicultural and complex netwo rk that surround the artist, we proposed to make an interpretative reading which seeks to understand the process of Paulo Aires Marinho‟s relationship with the world around him, this world that surely is not restricted to the states and territorial borders or spaces demarcated by the frontiers. A literature cannot act as a closed and without mobility exchange system, so we think it is so important we present authors that are not yet established as canonical. We believe that this study is relevant to promote and expand the readers repertoire related to Brazilian poets. We also emphasize that the work presented here is a qualitative interpretation in which we take as theoretical grounds the following authors: Antonin Artaud, Roland Barthes, Maurice Blanchot, Jorge Coli, Umberto Eco, Maurice - Jean Lefebve, Octavio Paz e Domingos Carvalho da Silva. Although, we intended through this research to give visibility to a poet in his real context of living, working and producing as well as bringing to light a search kind of production influenced by this complex contemporary world.