ENTRE SONS E RUÍDOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE GÊNERO NAS TRADIÇÕES RURAIS E NA MÚSICA CAIPIRA

Aurora (UNESP. Marília)

Endereço:
Av. Hygino Muzzi Filho, 737 Bairro: Mirante CEP: 17.525-000 - Marília, SP - Mirante
Marília / SP
17525-000
Site: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/aurora/index
Telefone: (14) 3402-1300
ISSN: 1982-8004
Editor Chefe: Agnaldo dos Santos
Início Publicação: 30/11/2007
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Antropologia, Área de Estudo: Ciência política, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Sociologia, Área de Estudo: Multidisciplinar

ENTRE SONS E RUÍDOS: CONSIDERAÇÕES SOBRE GÊNERO NAS TRADIÇÕES RURAIS E NA MÚSICA CAIPIRA

Ano: 2016 | Volume: 9 | Número: 1
Autores: Lays Matias Mazoti CORRÊA
Autor Correspondente: Lays Matias Mazoti CORRÊA | [email protected]

Palavras-chave: Gênero. Sociologia do ruído. Cultura caipira. Música caipira

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

 O objetivo desse trabalho busca analisar as diferentes formas enunciadas pela autoridade patriarcal na cultura e música caipira em seus aspectos mais estruturais e tradicionais, assim como investigar suas permanências, descontinuidades e conflitos narrados pela dupla Alvarenga e Ranchinho em um contexto histórico marcado por profundas transformações (os anos de 1930 e 1940). Através da proposta de uma sociologia do ruído, problematizarei as questões de gênero a partir das metáforas dos sons - privilégio do poder mandante cujo princípio é ordenar a sociedade neutralizando seus conflitos - e dos ruídos, os barulhos dissonantes que ameaçam à ordem social vigente e, por isso, são constantemente expurgados das práticas culturais. Dessa forma, pretendo desvelar a utópica harmonia social das relações de gênero, traçando, brevemente, alguns dos ruídos que ressoam sobre os paradigmas históricos e culturais existentes.



Resumo Inglês:

 

 The aim of this study is to analyze the different forms listed by patriarchal authority in culture and countryside music in its most structural and traditional, as well as investigate their continuities, discontinuities and conflicts narrated by double Alvarenga and Ranchinho in a historical context marked by profound transformations (the 1930s and 1940s). By proposing a sociology of noise, I explain gender issues from the metaphors of sounds – privilege of the principal power whose principle is to order society neutralizing their conflicts - and the noise, the discordant noises that threaten the social order and, therefore, are constantly purged of cultural practices. Thus, I intend to unveil the utopian social harmony of gender relations, tracing, briefly, some of the sounds that resonate on existing historical and cultural paradigms.