ENTRE SORTE E REGULAÇÃO UMA ANÁLISE DAS CAIXAS VIRTUAIS NO CONTEXTO LEGAL BRASILEIRO

Revista Opinião Jurídica

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ISSN: 2447-6641
Editor Chefe: Fayga Bedê
Início Publicação: 30/04/2003
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Direito

ENTRE SORTE E REGULAÇÃO UMA ANÁLISE DAS CAIXAS VIRTUAIS NO CONTEXTO LEGAL BRASILEIRO

Ano: 2024 | Volume: 22 | Número: 33
Autores: Francisco Matheus Damasceno dos Santos, Glauco Barreira Magalhães Filho
Autor Correspondente: Francisco Matheus Damasceno dos Santos | [email protected]

Palavras-chave: videogames, loot boxes, jogo de azar, apostas, direito

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Contextualização: Loot boxessão pacotes de itens virtuais, geralmente representados no formato de caixa, presentes em jogos eletrônicos. Ao abrir uma loot box, o jogador possui uma chance aleatória de obter itens de diferentes tipos de raridade dentro do jogo. Essa estratégia de monetização se reveloulucrativa para desenvolvedoras de jogos nos últimos anos, motivo pelo qual é bastante comum encontrar loot boxesem parcela significativa dos jogos modernos. Em virtude de polêmicas recentes, no entanto, tem-se questionado se loot boxes não seriam,na verdade,uma forma de jogo de azar em virtude da existência de vários elementos comuns entre seus sistemas.Objetivo: Analisar o enquadramento jurídico das loot boxes no ordenamento brasileiro, sua relação com os jogos de azar ediscutir uma possível regulamentação.Método: Recorreu-seessencialmente à pesquisa bibliográfica na forma de análise de livros, artigos acadêmicos, pareceresde juristas, comentários à legislação e notícias, nosâmbitosnacional e internacional.Resultados: Observou-se que as loot boxespossuem semelhanças com jogos de azar e, apesar de inexistência de previsão expressa, podem ser regidas por diplomas já vigentes, como o Código de Defesa do Consumidor e o Estatuto da Criança e do Adolescente, enquanto uma regulamentação específica permanecer pendente.Conclusões:O fato deloot boxes não entrarem na definição legal de jogo de azar do ordenamento jurídico brasileiro não significa que questões envolvendo a implementação da mecânica de forma exploratória aos jogadores não possamser julgadascom escopo em diplomas,como o CDC e o ECA. Recomenda-se a inovação legislativa no sentidode abordar a temática de forma específica por meio de uma nova definição de “jogo de azar” que contempleformas mais modernas de gambling, tais comomecânicas presentes nos meios digitais.



Resumo Inglês:

Background:Loot boxes are packages of virtual items, usually represented in the shape of a box, present in electronic games. By opening a loot box, the player has a random chance to obtain items of different types of in-game rarity. This monetization strategy has proven lucrative for video game developers in recent years, which is why it is quite common to find loot boxes in a significant portion of modern games. Due to recent controversies, however, it has been questioned whether loot boxes are a form of gambling due to the existence of several common elements among their systems.Objective:To analyze the legal framework of loot boxes in the Brazilian legal system, its relationship with games of chance, and discuss possible regulation.Method:We resorted essentially to bibliographic research in the form of analysis of books, academic articles, jurists' opinions, comments onlegislation,and news, in the national and international spheres.Results:It was observed that loot boxes have similarities with games of chance and, despite the inexistence of express provision, may be governed by diplomas already in force, such as the Consumer Defense Code and the Child and Adolescent Statute, while a specific regulation remains pending.Conclusions:The fact that loot boxes are not included in the legal definition of gambling in the Brazilian legal system does not mean that issues involving the implementation of the mechanics in a way that is exploitative to players cannot be judged under laws such as the CDC and the ECA. Legislative innovation is recommended to address the issue specifically througha new definition of "gambling" that contemplates more modern forms of gambling, such as the mechanics present in digital media.



Resumo Espanhol:

Contexto: Las cajas de botín son paquetes de objetos virtuales, normalmente representados en forma de caja, presentes en los videojuegos. Al abrir una caja de botín, el jugador tiene una probabilidad aleatoria de obtener objetos de diferentes tipos de rareza en el juego. Esta estrategia de monetización ha resultado lucrativa para los desarrolladores de juegos en los últimos años, por lo que es bastante habitual encontrar cajas de botín en una parte importante delos juegos modernos. Sin embargo, debido a recientes polémicas, se ha cuestionado si las cajas de botín son realmente una forma de juego debido a la existencia de varios elementos comunes entre sus sistemas.Objetivo: Analizar el marco legal de las cajas de botín en el ordenamiento jurídico brasileño, su relación con los juegos de azar y discutir una posible regulación.Método: Se recurrió esencialmente a la investigación bibliográfica en forma de análisis de libros, artículos académicos, opiniones de juristas, comentarios sobre legislación y noticias, en los ámbitos nacional e internacional.Resultados: Se observó que las cajas de botín tienen similitudes con los juegos de azar y, a pesar de la inexistencia de disposición expresa, pueden regirse por diplomas ya en vigor, como el Código de Defensa del Consumidor y el Estatuto del Niño y del Adolescente, mientras que una regulación específica sigue pendiente.Conclusiones: El hecho de que las cajas de botín no estén incluidas en la definición legal de juego en el ordenamiento jurídico brasileño no significa que las cuestiones relacionadas con la implementación de mecánicas de forma explotadora para los jugadores no puedan ser juzgadas en virtud de leyes como la CDC y la ECA. Se recomienda una innovación legislativa para abordar la cuestión de forma específica mediante una nueva definición de "juego de azar" que contemple formas más modernas de apuestas, como los mecanismos presentes en los medios digitales.