Se a relação entre a liturgia, a Tradição e as Sagradas Escrituras é verdadeiramente estruturante como preconiza Sacrosanctum Concilium, não confere à liturgia, no ato celebrativo, uma densidade estruturante e normativa à vida eclesial? Como fundamento dessa hipótese se encontram duas ideias: primeiro, de que Tradição e Escrituras são como fontes, ou melhor, uma unica fonte que irriga a liturgia e lhe dá um tipo de autoridade com força de "lei"; segundo, de que o Concílio Vaticano II buscou, para além da elaboração de novas regras de culto, propor um "novo" paradigma para se conceber a relação entre Tradição, Escrituras e liturgia. O presente estudo buscará, pois, compreender a Tradição e as Escrituras como princípios teológicos que interlaçam Sacrosanctum Concilium e as demais constituições conciliares, ora em consonancia ora em dissonancia, e como isso possibilita pensar teologicamente o caráter central e instituinte da liturgia na vida da Igreja a partir do Vaticano II.
If the relationship between the liturgy, Tradition and Sacred Scripture is truly structuring, as Sacrosanctum Concilium advocates, does is not give the liturgy in the celebratory act a structuring and normative density to ecclesial life? This hypothesis is based on two ideas: firstly, that Tradition and Scripture are like sources, or rather, a single source that irrigates the liturgy and gives it a kind of authority with the force of "law"; secondly, that the Second Vatican Council sought, in addition to drawing up new rules of worship, to propose a "new" paradigm for conceiving the relationship between Tradition, Scripture and liturgy- This study will, therefore, seek to understand Tradition and Scripture as theological principles that intertwine Sacrosanctum Concilium and the other conciliar constitutions, sometimes in consonance and sometimes in dissonance, and how this makes it possible to think theologically about the central and instituting character of the liturgy in the life of the Church since Vatican II.