O direito positivado traz uma forma própria limitadora de tradições e saberes, quando se refere a comunidades tradicionais ribeirinhas, tratando especificamente de São Pedro de Joselândia, distrito de Barão do Melgaço (MT). Na comunidade claramente percebe-se a pouca influência e amparo estatal. Tal ausência possibilitou, todavia, o fenômeno de sua independência organizacional, não acessório de um sistema principal positivado, em que a comunidade cria seu próprio direito. Dada a sua construção, não pode o Estado, ignorar todo esse processo, a fim de que seja assegurada a tradição e cultura locais, quando da criação de novas leis positivadas que emanam do Estado, sejam sociais, econômicas, culturais e ambientais, inexistam a opressão e sufocação de toda uma relação do meio onde vive a comunidade, cria sua arte, sua cultura, sua identidade e território.
The positivised law brings a shape limiting traditions and knowledge, when refers to traditional riverine communities, dealing specifically with San Pedro de Joselândia district's Barão do Melgaço (MT). Into the community,it clearly realizes the little influence and support of the governement. This absence allowed, however, the phenomenon of organizational independence, not ancillary to the positivised main system, where the community creates its own right. Due to its construction, the governement cannot ignore this whole process in order to be assured that the local tradition and culture when creating new positivised laws emanating from the State, whether social, economic, cultural and environmental, not bear oppression and suffocation of an entire relationship of the environment where the community lives, create their art, their culture, their identity and territory.