este estudo busca compreender a função do grito em processos de construções identitárias de sujeitos femininos afroamericanos. Para tanto, admite-se que examinar a reivindicação da voz em poemas afroamericanos exige, necessariamente, discutir as possibilidades e limites a esta mesma voz. Isso implica, conforme nossa leitura do ensaio Can the subaltern speak?, de Gayatri Chakravorty Spivak, discutir possibilidades e limites a uma enunciação desde um lugar feminino afroamericano, enquanto lugar de subalternidade. Assim, apresentamos uma interpretação possÃvel ao poema “Ãfrica Gritaâ€, de Lucrecia Panchano, integrante da AntologÃa de mujeres poetas afrocolombianas (2010), desenvolvendo-a comparativamente a um corpus da poesia e da ensaÃstica afroamericana. Este estudo tem sido elaborado no âmbito do Projeto de Pesquisa Teseu, o labirinto e seu nome, vigente na Universidade Federal do PiauÃ.
cette étude vise à comprendre le rôle de la notion de cri aux processus identitaires de sujets féminins afroaméricains. Pour cela, on admet que la mise en examen de la voix, c'est-à -dire la revendication de la voix au sein des récits afroaméricains exige nécessairement une discussion quant aux possibilités de cette voix, ce qu'implique une discussion des possibilités à partir d'un lieu d'énonciation féminin afroaméricain, compris en tant que lieu de subalternité, d'après notre appropriation de l'essai de Gayatri Chakravorty Spivak Can the subaltern speak?. Cette étude présente une interprétation du poème “Ãfrica gritaâ€, de Lucrecia Panchano, partie de l'AntologÃa de mujeres poetas afrocolombianas (2010), en élaborant une approche comparative entre ce poème et un corpus concernant le récit et l'essai afroaméricain. Pour finir, on remarque que cette étude a été developée au sein du Groupe de Recherche Teseu, o labirinto e seu nome, à l'Universidade Federal do PiauÃ.