A partir de uma leitura da crÃtica perpetrada pelo jovem Nietzsche à vontade de conhecimento que perpassa a modernidade – particularmente com relação à s distinções por ele operadas entre: a) duas posturas diante da realidade: o otimismo teórico e pessimismo trágico; b) dois tipos de homem: o teórico e o artista; e c) duas espécies de filosofia e filósofos: do conhecimento desesperado e do conhecimento trágico – procuraremos defender, como chave de leitura pa-ra o perÃodo de O Nascimento da tragédia, a presença de uma distinção gnosiológica de alcance mais amplo, entre duas formas de acesso ao real: via conhecimento (Erkenntniβ) e via compreensão (Verständnis) – á¼Ï€Î¹ÏƒÏ„ήμη (epistéme) and γνῶσις (gnôsis) –, conduzindo respectivamente aos alvos da ciência e da sa-bedoria.
Since a reading of young Nietzsche‘s criticism of the desire of know-ledge that guides modernity – particularly regarding to the distinctions he operated between: a) two postures facing reality: the theoretical optimism and the tragic pessimism; and b) two types of man: the theoretical and the artist ones; and c) two kinds of philosophy and philosophers: the one of the desperate knowledge and the other, of the tragic knowledge – we aim to defend, as an access-key to nietzschean‘s thought from the period of The Birth of Tragedy, the presence of a larger, gnosiological distinction between two forms of access to real: via knowledge (Erkenntniβ) and via understanding (Verständnis) – á¼Ï€Î¹ÏƒÏ„ήμη (epistéme) and γνῶσις (gnôsis) –, leading respectively to the targets of science and wisdom.