A epistemologia pragmatista de John Dewey: uma filosofia da experiência

Filosofia e Educação

Endereço:
Rua Sérgio Buarque de Holanda - 421 - 1º andar - Biblioteca Central | PPEC - Cidade Universitária
Campinas / SP
13083-859
Site: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe
Telefone: (19) 3521-6729
ISSN: 1984-9605
Editor Chefe: Cesar Apareciddo Nunes
Início Publicação: 07/10/2009
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Educação, Área de Estudo: Filosofia

A epistemologia pragmatista de John Dewey: uma filosofia da experiência

Ano: 2022 | Volume: 14 | Número: 2
Autores: E. M. M. Nascimento
Autor Correspondente: E. M. M. Nascimento | [email protected]

Palavras-chave: epistemologia, filosofia, experiência

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Dewey desenvolveu um programa doutrinário que visa mostrar como o conhecimento se funda na experiência. Essa é a dimensão científico-naturalista da sua obra. Nesse sentido, o seu projeto consiste numa rigorosa argumentação contra as explicações em que a experiência e a natureza são apresentadas com base em distinções arbitrárias. Na obra, Reconstruction in Philosophy [Reconstrução em Filosofia], Dewey desenvolveu seu projeto metafísico de dimensão historicista, propondo uma reconstrução para a filosofia. EmExperience and Nature [Experiência e Natureza], ele apresentou uma visada científica para a metafísica.Nessa obra, Dewey tenta pensar um sistema desenvolvido a partir da aplicação do método científico à filosofia tendo como base uma concepção filosóficada experiência. As concepções de Dewey acerca do conhecimento, do uso inteligente da razão e da natureza social da filosofia concorrem para a constituição de sua concepção de ciência. Nas duas obras fica evidente a sua crítica à noção tradicional de conhecimento como representação da realidade. Contra isso, Dewey passa a designar o conhecimento como um conjunto de “crenças” e “proposições” tomadas como garantias de usos ou assertividade garantida. Dewey se opõe à forma pela qual o problema epistemológico é formulado pela tradição, ou seja, a partir de uma posição realista ingênua no qual o conhecimento é visto como representação, desconsiderando o processo de conexão entre as coisas e entre o conhecedor e as coisas.



Resumo Inglês:

Dewey developed a doctrinal program that aims to show how knowledge is grounded in experience. This is the scientific-naturalist dimensionof his work. In this sense, his project consists of a rigorous argument against explanations in which experience and nature are presented on the basis of arbitrary distinctions. In the work, Reconstruction in Philosophy, Dewey developed his metaphysical project with a historicist dimension, proposing a reconstruction for philosophy. In Experience and Nature, he presented a scientific approach to metaphysics. In this work, Dewey tries to think of a system developed from the application of the scientific method to philosophy based on a philosophical conception of experience. Dewey's conceptions about knowledge, the intelligent use of reason and the social nature of philosophy contribute to the constitution of his conception of science. In both works, his criticism of the traditional notion of knowledge as a representation of reality is evident. Against this, Dewey starts to designate knowledge as a set of “beliefs” and “propositions” taken as guarantees of uses or guaranteed assertiveness. Dewey opposes the way in which the epistemological problem is formulated by tradition, that is, from a naive realist position in which knowledge is seen as representation, disregarding the process of connection between things and between the knower and things.



Resumo Espanhol:

Dewey desarrolló un programa doctrinal que tiene como objetivo mostrar cómo el conocimiento se basa en la experiencia. Esta es la dimensión científico-naturalista de su obra. En este sentido, su proyecto consiste en una argumentación rigurosa contra las explicaciones en las que la experiencia y la naturaleza se presentan sobre la base de distinciones arbitrarias. En la obra Reconstrucción en la Filosofía, Dewey desarrolla su proyecto metafísico con una dimensión historicista, proponiendo una reconstrucción para la filosofía. En Experiencia y naturaleza, presentó un enfoque científico de la metafísica. En esta obra, Dewey intenta pensar en un sistema desarrollado a partir de la aplicación del método científico a la filosofía a partir de una concepción filosófica de la experiencia. Las concepciones de Dewey sobre el conocimiento, el uso inteligente de la razón y el carácter social de la filosofía contribuyen a la constitución de su concepción de la ciencia. En ambas obras es evidente su crítica a la noción tradicional del conocimiento como representación de la realidad. Frente a esto, Dewey comienza a designar el conocimiento como un conjunto de “creencias” y “proposiciones” tomadas como garantías de usos o asertividad garantizada. Dewey se opone a la forma en que el problema epistemológico es formulado por la tradición, es decir, desde una posición realista ingenua en la que el conocimiento es visto como representación, desconociendo el proceso de conexión entre las cosas y entre el conocedor y las cosas.