A revolução nos meios de comunicação provocou mudanças na configuração da política que, progressivamente, desloca seu lócus de atuação das ruas para as telas, principalmente quando se trata de atrair o voto de eleitores em campanhas majoritárias. No Brasil, isso passou a ocorrer a partir da redemocratização, período em que houve a queda da censura e o desenvolvimento do marketing político. A simbiose entre os campos político e midiático possibilitou o surgimento de novas formas de longevidade no poder, agora apoiadas em “imagens-marca” fortes, capazes de darem origem a distintas temporalidades políticas. O objetivo deste artigo é analisar o horário eleitoral de Dilma Rousseff e José Serra, na campanha presidencial de 2010, atentando para como os legados simbólicos de Lula e FHC, dos partidos de Dilma e Serra, respectivamente, foram usados para conseguir a adesão do telespectador/eleitor. A metodologia utilizada foi a da análise do discurso. Foram importantes noções como condições sociais de produção, lugar de fala e ethos.
The revolution in the means of communication provoked changes in the configuration of the political power that progressively dislocate its locus of actuation from the streets to the screens, chiefly when it deals with attracting the vote of electors in majority campaign. In Brazil, this began to occur from the redemocratization period in which there was the fall of the censorship and the development of the political marketing. The symbiosis between the political fields and mediatic made possible the coming up of new forms of longevity in power, now supported by strong “images mark” capable of bringing into being distinct political temporalities. The objective of this article is to analyze Dilma Roussef’s electoral schedule and José Serra in the presidential campaign of 2014, considering the symbolic legacy of Lula and FHC, the parties of Dilma and Serra, respectively, that were being used to attain the adhesion of the television watcher and the elector. The methodology being used was the analysis of the discourse. They were important notions as well as social conditions of production, place of speaking and ethos.