Este trabalho tem por objetivo abordar as duas faces do amor em Dostoiévski:ágape, o amor
altruÃsta, pela humanidade, regido pela religiosidade cristã; e eros, o amor erótico, regido pelo
desejo meramente humano. Ou seja, propõe-se tratar do amor como a representação máxima do
sobrenatural ou a própria degradação no excesso de natureza humana e, de uma face a outra,
percorrer não só a sua trajetória na obra dostoievskiana, como também os temas com os quais ele
se articula. O Idiota apresenta-se, neste estudo, em lugar de destaque por sua relevância para o
tema, especialmente, devido à própria divisão de seu protagonista, o PrÃncipe Mychkin,
percebido, aqui, como a representação da tensão trágica entre o humano e o divino, vivenciada
através do amor. Além desta obra, outros grandes romances de Dostoiévski também participam
da discussão.
This work aims to broach the two faces of love in Dostoevsky: agape, the altruist love, the love
for humanity, which is conducted by Christian religiosity; and eros, the erotic love, which is
leaded by the simply human desire. In other words, it intends to deal with the love as the greatest
performance of divine or as the typical degradation in the excess of human nature and, from one
face to the other, to search not only throug its course on Dostoevsky’s work but also the subjects
which it is connected with. In this study,The Idiot presents itself in a highlighted position
because of its importance to the subject mainly due to the selfsame division of its protagonist,
Prince Mychkin, who is understood here as a performance of a tragic tension between human and
divine, that is lived throughout love. Beyond this work, other great romances of Dostoevsky, also
take part in the discussion.