AS ERVAS DANINHAS DE CAIO FERNANDO ABREU

Revista Eletrônica Areia

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ISSN: 2595-2609
Editor Chefe: Fabiana Pincho de Oliveira
Início Publicação: 01/04/2018
Periodicidade: Anual
Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

AS ERVAS DANINHAS DE CAIO FERNANDO ABREU

Ano: 2020 | Volume: 3 | Número: 3
Autores: Luiz Felipe dos Santos
Autor Correspondente: Luiz Felipe dos Santos | [email protected]

Palavras-chave: realismo contemporâneo, literatura brasileira, escrita da violência

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O presente trabalho propõe, a partir da perspectiva dos estudos sobre o realismo contemporâneo brasileiro, uma leitura dos contos "Creme de Alface" (1995) e “Anotações Sobre Um Amor Urbano” (1987), ambos do escritor Caio Fernando Abreu. Fundamentado nas estratégias narrativas dos contos estudados, e subsidiado pelos estudos dos teóricos Renato Cordeiro Gomes (2012), Karl Erik Schøllhammer (2011) e Ângela Maria Dias (2005) sobre a presença do espaço urbano no realismo contemporâneo brasileiro, analiso os efeitos literários dessa representação na construção narrativa dos dois textos do livro Ovelhas Negras (1995), composto apenas por contos excluídos dos trabalhos anteriores do escritor Caio Fernando Abreu e, por isso, chamados pelo autor ora de ovelhas negras ora de ervas daninhas. Quando falo em construção narrativa, refiro-me não somente aos artifícios e signos linguísticos, mas também à forma textual que os contos assumem em uma tentativa de incorporar os aspectos temáticos das narrativas, forma essa que é teorizada por Leyla Perrone- Moisés em Flores da Escrivaninha (1999). Assim, proponho um estudo a respeito da escrita de Caio Fernando Abreu, a qual chamo de escrita da violência por ser, ela própria, uma forma de transgressão que alude à representação de um espaço urbano caracterizado pela desordem social.

Resumo Inglês:

This academic work proposes a reading of the short stories "Creme de Alface" (1995) and "Anotações Sobre Um Amor Urbano" (1987), both by Caio Fernando Abreu, from the perspective of studies on Brazilian contemporary realism. Based on the narrative strategies of the short stories studied, and subsidized by the studies of Renato Cordeiro Gomes (2012), Karl Erik Schøllhammer (2011) and Ângela Maria Dias (2005) on the presence of urban space in contemporary brazilian realism, I analyze the effects of this representation in the construction narrative of the two texts of the book Ovelhas Negras (1995), composed only of short stories excluded from the previous works of Abreu and, therefore, called by the author sometimes of black sheep sometimes of weeds. When I refer to narrative construction, I am referring not only to the artifices and linguistic signs, but also to the textual form that the texts assume in a attempt to incorporate the thematic aspects of the narratives, a form that is theorized by Leyla Perrone-Moisés in Flores da Escrivaninha (1999). Thus, I propose a study about the writing of Abreu, which I call violence writing because it is, itself, a form of transgression that alludes to the representation of an urban space characterized by social disorder.