ESBOÇO DE UMA FENOMENOLOGIA DA CONSCIÊNCIA BRASILEIRA

Síntese

Endereço:
Av. Dr. Cristiano Guimarães, 2127 - Planalto
Belo Horizonte / MG
31720300
Site: http://periodicos.faje.edu.br/index.php/Sintese
Telefone: (31) 3115-7054
ISSN: 2176-9389
Editor Chefe: Luiz Carlos Sureki
Início Publicação: 31/12/1973
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Filosofia

ESBOÇO DE UMA FENOMENOLOGIA DA CONSCIÊNCIA BRASILEIRA

Ano: 2021 | Volume: 48 | Número: 150
Autores: Leonardo Alves Vieira
Autor Correspondente: Leonardo Alves Vieira | [email protected]

Palavras-chave: Hegel, Lima Vaz, Guimarães Rosa, Consciência brasileira

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo lida com o diálogo construído com base em um conjunto de três textos: 1) A Fenomenologia do espírito (1807) de Hegel (1770-1831), mais especificamente, os subcapítulos VI. C. a. A visão moral do mundo (Die moralische Weltanschauung), e VI. C. b. A dissimulação (Die Verstellung) do capítulo VI. O espírito certo de si mesmo. A moralidade (Der seiner selber gewisse Geist. Die Moralität); 2) o comentário (1972) a estes subcapítulos feitos por Lima Vaz (1921- 2002) e 3) o conto de Guimarães Rosa (1908-1967) O recado do Morro (1956). Este conjunto aborda três temas: i) moralidade e natureza, ii) percepção da realidade tal como ilustrada pelas figuras da consciência e iii) a totalidade, racionalmente organizada, dessas figuras da consciência. Eles serão investigados pelos conceitos de a) moralidade e felicidade, b) figuras da consciência e c) silogismo dialético. O resultado desse entrelaçamento conceitual é a interpretação de O recado do morro de Rosa como uma leitura da cultura brasileira em suas diferentes figuras da consciência, desde sua manifestação mais baixa até sua forma mais avançada: um esboço da fenomenologia da consciência brasileira. Segundo esta leitura, a mensagem comunicada pelo morro, inicialmente captada por Gorgulho, obtém sua correta interpretação por seu destinatário, Pedro Orósio, com a ajuda da arte. Além disso, como uma obra de arte, o próprio texto de Rosa O recado do morro, no amplo contexto da cultura brasileira, é uma espécie de metateoria de o que experiencia o destinatário da mensagem em seu processo de educação: acesso à verdade pela mediação da arte.



Resumo Inglês:

This paper deals with a dialogue built on three texts: 1) Hegel’s (1770-1831) Phenomenology of Mind (1807), more specifically, the subchapters VI. C. a. The Moral View of the World (Die moralische Weltanschauung), and VI. C. b. The Dissemblance (Die Verstellung) of the chapter VI. The Spirit Certain of Itself. Morality (Der seiner selber gewisse Geist. Die Moralität); 2) the commentary (1972) on these subchapters by Lima Vaz (1921-2002), and 3) Guimarães Rosa’s (1908-1967) short story The Message of The Hill (1956). This set addresses three topics: i) morality and nature, ii) the perception of reality by different modes of consciousness, and iii) the rationally organized totality of these modes of consciousness. They will be investigated through the concepts of a) morality and happiness, b) modes of consciousness, and c) dialectical syllogism. The result of this conceptual intertwining is the interpretation of Guimarães Rosa’s The Message of The Hill as a means to understand Brazilian culture in its different modes of consciousness, from its lowest to its most advanced form: an outline of the phenomenology of Brazilian consciousness. According to this reading, the message given by the hill, and initially received by Gorgulho, is correctly interpreted by its recipient, Pedro Orósio, with the help of art. In addition, as a work of art, the very text of The Message of The Hill by Rosa, in the broad context of Brazilian culture, is a kind of metatheory of what the recipient of the message experiences in his educational process, that is, access to the truth through the medium of art.