ESBOÇO DE UMA TEORIA DA MÚSICA: PARA ALÉM DE UMA ANTROPOLOGIA SEM MÚSICA E DE UMA MUSICOLOGIA SEM HOMEM

ACENO - Revista de Antropologia do Centro-Oeste

Endereço:
Avenida Fernando Corrêa da Costa, 2367 - Boa Esperança
Cuiabá / MT
Site: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/aceno/index
Telefone: (65) 8427-1704
ISSN: 2358-5587
Editor Chefe: Marcos Aurélio da Silva
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Antropologia

ESBOÇO DE UMA TEORIA DA MÚSICA: PARA ALÉM DE UMA ANTROPOLOGIA SEM MÚSICA E DE UMA MUSICOLOGIA SEM HOMEM

Ano: 2014 | Volume: 1 | Número: 1
Autores: Rafael José de Menezes Bastos
Autor Correspondente: Rafael José de Menezes Bastos | [email protected]

Palavras-chave: TEORIA DA MÚSICA, ANTROPOLOGIA, MUSICOLOGIA

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O primeiro contexto da presente discussão é o das teorias elaboradas nos últimos cerca de cem anos pela Etnomusicologia sobre: 1. a definição de seu próprio campo; e, 2. a da música como categoria objeto de seu conhecimento. Ele aqui comparecerá, entretanto, apenas como pano de fundo. Minha intenção é concentrar-me nas décadas de 50 e 60 deste século. Aí ocorreram fatos fundamentais na direção da conformação da disciplina, tipicamente nos Estados Unidos. A redução cronológica e nacional em consideração não redundará em prejuízo de uma visão global da área. Pelo contrário, as referidas décadas norte-americanas representam o projeto etnomusicológico como um todo: reafirmam seus germes originais de pensamento, assumem por completo seu dilema e apontam para deslocamentos na disciplina, previsíveis em suas origens. Incluído neste contexto, o exame localiza-se também no contexto geral - atinente às questões 1 e 2 acima - das diversas outras musicologias, isto é, Musicologia Histórica, Sociologia e Psicologia da Música, Estética e Folclore Musicais. Isto será ensaiado - de maneira modesta, entretanto - através da análise de alguns autores das referidas áreas, sobretudo europeus. Aqui também as décadas de 50 e 60 merecerão enfoque central, opção que fiz por razões semelhantes às expostas para o caso da Etnomusicologia. Finalmente, a presente discussão também trabalha os nexos da Antropologia com a música e a Etnomusicologia.



Resumo Inglês:

The first context of this discussion is that of the theories developed in the last hundred years by Ethnomusicology about: 1. the definition of your own field; and, 2. music as a category object of its knowledge. He will appear here, however, only as a background. My intention is to concentrate on the 50s and 60s of this century. There, fundamental facts occurred in the direction of shaping the discipline, typically in the United States. The chronological and national reduction under consideration will not result in prejudice to an overall view of the area. On the contrary, the aforementioned North American decades represent the ethnomusicological project as a whole: they reaffirm their original germs of thought, assume their dilemma completely and point to shifts in the discipline, predictable in its origins. Included in this context, the exam is also located in the general context - related to questions 1 and 2 above - of the various other musicologies, that is, Historical Musicology, Sociology and Psychology of Music, Aesthetics and Musical Folklore. This will be rehearsed - in a modest way, however - through the analysis of some authors in these areas, especially Europeans. Here, too, the 50s and 60s will deserve a central focus, an option I made for reasons similar to those exposed for the case of Ethnomusicology. Finally, this discussion also works on the links between Anthropology and music and Ethnomusicology.



Resumo Espanhol:

El primer contexto de la discusión actual es el de las teorías desarrolladas en los últimos cien años por Ethnomusicology sobre: ​​1. la definición de su propio campo; y, 2. la música como un objeto de categoría de su conocimiento. Aparecerá aquí, sin embargo, solo como fondo. Mi intención es concentrarme en los años 50 y 60 de este siglo. Allí, hechos fundamentales ocurrieron en la dirección de dar forma a la disciplina, típicamente en los Estados Unidos. La reducción cronológica y nacional bajo consideración no resultará en perjuicio de una visión general del área. Por el contrario, las décadas norteamericanas antes mencionadas representan el proyecto etnomusicológico en su conjunto: reafirman sus gérmenes originales de pensamiento, asumen su dilema por completo y apuntan a cambios en la disciplina, predecibles en sus orígenes. Incluido en este contexto, el examen también se encuentra en el contexto general, relacionado con las preguntas 1 y 2 anteriores, de las otras musicologías, es decir, musicología histórica, sociología y psicología de la música, la estética y el folclore musical. Esto se ensayará, sin embargo, de manera modesta, a través del análisis de algunos autores en estas áreas, especialmente los europeos. Aquí, también, los años 50 y 60 merecerán un enfoque central, una opción que hice por razones similares a las expuestas para el caso de la etnomusicología. Finalmente, esta discusión también funciona sobre los vínculos entre la antropología y la música y la etnomusicología.



Resumo Francês:

Le premier contexte de la présente discussion est celui des théories développées au cours des cent dernières années par Ethnomusicology sur: 1. la définition de son propre champ; et, 2. la musique comme objet de catégorie de ses connaissances. Il n'apparaîtra cependant ici qu'en arrière-plan. Mon intention est de me concentrer sur les années 50 et 60 de ce siècle. Là, des faits fondamentaux se sont produits en vue de façonner la discipline, généralement aux États-Unis. La réduction chronologique et nationale envisagée ne portera pas préjudice à une vision globale de la zone. Au contraire, les décennies nord-américaines susmentionnées représentent le projet ethnomusicologique dans son ensemble: elles réaffirment leurs germes de pensée d'origine, assument pleinement leur dilemme et indiquent des changements de discipline, prévisibles dans ses origines. Dans ce contexte, l'examen se situe également dans le contexte général - lié aux questions 1 et 2 ci-dessus - des diverses autres musicologies, à savoir la musicologie historique, la sociologie et la psychologie de la musique, l'esthétique et le folklore musical. Cela sera répété - de façon modeste cependant - à travers l'analyse de certains auteurs de ces domaines, principalement européens. Ici aussi, les années 50 et 60 mériteront une attention centrale, une option que j'ai faite pour des raisons similaires à celles exposées pour le cas de l'ethnomusicologie. Enfin, la présente discussion aborde également les liens entre l'anthropologie et la musique et l'ethnomusicologie.