Esboços de uma história das políticas de participação social no Município de Salvador/Bahia: o caso do COMAM (1986-2012)

Revista Direitos Fundamentais e Alteridade

Endereço:
Avenida Professor Pinto de Aguiar, 2589 - Pituaçu
Salvador / BA
41740-090
Site: https://periodicos.ucsal.br/index.php/direitosfundamentaisealteridade
Telefone: (71) 3381-7598
ISSN: 25950614
Editor Chefe: Tagore Trajano de Almeida Silva
Início Publicação: 30/10/2017
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Multidisciplinar

Esboços de uma história das políticas de participação social no Município de Salvador/Bahia: o caso do COMAM (1986-2012)

Ano: 2021 | Volume: 5 | Número: 2
Autores: Thiago Pires-Oliveira
Autor Correspondente: Thiago Pires-Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: colegiado ambiental, história do direito, princípio democrático, poder local, comam

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo pretende realizar uma breve análise histórica (1986-2012) das políticas públicas participativas no contexto de um órgão local do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA): o Conselho de Meio Ambiente do Município de Salvador (COMAM), situado na capital do estado da Bahia, no Brasil. O método de abordagem teórica utilizado é a dogmática jurídica crítica em diálogo com a sociologia do direito. Neste texto, é analisada a legislação administrativa e ambiental incidente sobre o COMAM, bem como a jurisprudência pertinente. Os resultados identificados apontam para um papel secundário conferido pelo ordenamento jurídico local aos colegiados ambientais, como é o caso do COMAM, sendo necessário repensar o atual modelo de órgãos colegiados para que eles representem efetivamente mecanismos de democracia participativa e não a função contemporânea de meros instrumentos de legitimação dos detentores do poder em ocasião.