O presente artigo tem como objetivo estudar a questão da objetividade no fotojornalismo. Para tal, faz um estudo de como se dão os escapes da retórica da objetividade nas fotografias publicadas no jornal Zero Hora, de Porto Alegre, apresentando uma série de imagens publicadas pelo jornal no ano de 2011. Apresenta conceitos de diversos autores como Roland Barthes, Arlindo Machado, Jacques Aumont e Philippe Dubois para averiguar o que seriam possÃveis indicadores de conotação na fotografia.
This article aims to study the issue of objectivity in photojournalism. To do so, it studies how the leaks in the rhetoric of objectivity are given in the photographs published in the newspaper Zero Hora, of Porto Alegre, presenting a series of images published by the newspaper in 2011. It offers concepts of various authors such as Roland Barthes, Arlindo Machado, Jacques Aumont and Philippe Dubois to find out what would be possible connotation indicators on photography.
Este artÃculo tiene como objetivo estudiar la cuestión de la objetividad en el fotoperiodismo. Para ello, ha hecho un estudio de cómo ocurren fugas de la retórica de la objetividad en las fotografÃas publicadas en el diario Zero Hora, de Porto Alegre, con la presentación de una serie de imágenes publicadas por el periódico en 2011. Ofrece conceptos de diversos autores como Roland Barthes, Arlindo Machado, Jacques Aumont y Philippe Dubois para averiguar lo que serÃa posible indicadores de conotación
sobre la foto.