Objetivos: O artigo objetiva tratar de aspectos da trajetória do mestre de ginástica e autor de manuais Arthur Higgins (1860-1934), para compreender as condições de autoria de seus manuais, publicados entre 1896 a 1934, na cidade do Rio de Janeiro. Metodologia: Os trabalhos do campo da História dos Impressos foram importantes aportes teórico-metodológicos desse artigo. A noção de redes de sociabilidades foi mobilizada ao longo da investigação. Resultados e discussão: Higgins esteve ligado a diversos eixos profissionais e instituições, tendo iniciado seus trabalhos como mestre de ginástica no Colégio Pedro II e na Escola Normal da Côrte, instituições em que esteve por um grande tempo. No entanto, Higgins não esteve ligado apenas à ginástica, tendo sido também jornalista. Higgins foi atravessado por outros fazeres profissionais ao longo de sua carreira como autor/professor e teve contato com vários sujeitos destacados da sociedade carioca. Considerações Finais: O fazer de Higgins como autor de manuais de ginástica se deu em função de sua formação e trabalho como mestre de ginástica, contudo, foi interpelado por suas outras ocupações e com as redes de sociabilidade que teceu.
Objectives: This article addresses aspects of master of gymnastics and author of manuals Arthur Higgins’ trajectory to comprehend the authorship conditions of his textbooks on gymnastics, published between 1896 to 1934 in the city of Rio de Janeiro. Methodology: Works on the field of History of books were important theoretical-methodological approach for this article. The notion of networks of sociability was also engaged. Results and discussions: Higgins had various professional and institutional connections, initiating his works as gymnastics teacher in Colégio Pedro II and Escola Normal da Côrte, where he developed a long career. His textbooks were written at the heart of this professional activities, but were also penetrated by his other occupations, such as journalism. His connections to individuals from Rio de Janeiro’s society were other noticeable influence. Final considerations: Higgins’ action as an author of textbooks on gymnastics was work as gymnastics master and challenged by his other occupations and his network of sociability.
Objetivos: El artículo aborda aspectos de la trayectoria de Arthur Higgins para comprender las condiciones de autoría de sus manuales de gimnasia. Metodología: Los trabajos del campo de la Historia de los Impresos fueron importantes aportes teórico-metodológicos de este artículo. La noción de redes de sociabilidad fue movilizada a lo largo de esta investigación. Resultados y discusión: Higgins fue un hombre que estuvo vinculado a muchos ejes profesionales y a muchas instituciones, habiendo iniciado sus trabajos como maestro de gimnasia en el Colégio Pedro II y en la Escola Normal da Côrte, con una larga carrera en estas instituciones. Sus manuales fueron escritos en el seno de este hacer profesional, pero fue atravesado por otros de sus haceres, como el periodismo. Otros atravesamientos percibidos en esta narrativa fueron los encuentros con sujetos de la sociedad carioca. Consideraciones finales: El hacer de Higgins como autor de manuales de gimnasia fue interpelado por sus otras tareas y los encuentros que tuvo.