Escrita do eu e psicanálise na ―Teoria do Conto‖ de Balzac
Guavira Letras
Escrita do eu e psicanálise na ―Teoria do Conto‖ de Balzac
Autor Correspondente: F. Calaça, L. Vilaça | [email protected]
Palavras-chave: conto, Balzac, escrita do eu, psicanálise
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Resumo Português:
O presente artigo teve como primeiro objetivo realizar uma análise do texto Théorie du Conte de Honoré de Balzac – conto publicado em meados de 1830- 1832 – promovendo uma discussão sobre este período histórico da literatura francesa, as estratégias balzaquianas para se constituir como um grande autor de contos e os sinais de uma escrita do eu. O segundo objetivo foi de estabelecer uma relação entre a Théorie du Conte e a Psicanálise a partir de uma ideia anotada por Éric Laurent, em conversa com Jacques Lacan, na qual o gênero conto é considerado como um modelo de narrativa de si mesmo visado no fim de uma análise: a contração do tempo, que o conto possibilita, produz efeitos de estilo. Observamos que o conto balzaquiano não só nos expressa algo como a ideia lacaniana da possibilidade de recriar estilos, mas, especialmente, nos aproxima de diversos elementos que estão presentes em toda sua obra romanesca. A escrita do eu neste conto de Balzac se dá como uma multiplicação do eu que se manifestará em vários personagens dispersos em romances. Aproximando o texto Théorie du Conte e Psicanálise, observamos que o Balzac romancista é freudiano e que o Balzac contista é lacaniano.