No presente artigo, desenvolver-se-á um estudo de como o conceito de performance pode ser aplicado à escrita, utilizando para isso as pesquisas de diferentes autores, visando compreender o tema por diversas perspectivas. O estudo da performatividade da escrita se apresenta como um estudo relativamente novo em que as pesquisas têm se intensificado a partir do início do século XXI. Na sequência, trabalhar-se-á na enumeração dos diferentes conceitos que podem constituir uma escrita performativa, dentre os quais podemos destacar: “eu escrevente”, “autor performer”, “coescritor performático”, “escrita de si” e “narrativa performática”. Durante o estudo do conceito, trabalhar-se-á com aspectos biográficos do dramaturgo Nikolai Gógol e elementos da sua trilogia metadramatúrgica (O Inspetor Geral (1836), À Saída do Teatro Depois da Representação de uma Nova Comédia (1842) e Desenlace de O Inspetor Geral (1846)).
In this paper, we will develop a study on the application of the concept of performance in writing, using several authors’ research to understand the theme through multiple perspectives. The study of writing performativity is relatively new, with an intensification of research works happening since the beginning of the 21st century. Subsequently, we will enumerate the different concepts that can support performative writing, amongst which we can highlight: “Writer me”, “performer author”, “performative co-writer”, “writing of oneself”, and “performative narrative”. During the conceptualization, we will work with biographical aspects of the playwright Nikolai Gógol and with elements of his meta-dramaturgical trilogy, (The Government Inspector (1836), Leaving the theater after the performance of a new comedy (1836), and Denouement of The Government Inspector (1846).