Escrito e publicações em extensão universitária: panorama atual da América Latina

Em Extensão

Endereço:
Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Reitoria - 1º andar - Santa Mônica
Uberlândia / MG
38408-144
Site: http://www.seer.ufu.br/index.php/revextensao/index
Telefone: (34) 3239-4870
ISSN: 1982-7687
Editor Chefe: Regina Nascimento Silva
Início Publicação: 02/12/1998
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Escrito e publicações em extensão universitária: panorama atual da América Latina

Ano: 2020 | Volume: 19 | Número: 2
Autores: Cecilia Iucci, Lucas Cardozo
Autor Correspondente: Cecilia Iucci | [email protected]

Palavras-chave: Extensão universitária, Gêneros discursivos, Escritos acadêmicos, Artigos científicos, Revistas de extensão universitária

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Um dos pontos mais importantes nas agendas das universidades latino-americanas em termos de extensão universitária é reconhecer seu valor acadêmico e educacional, bem como o impacto social de suas práticas. O recente surgimento de revistas acadêmicas de extensão universitária em diversos países da América Latina é um sintoma da centralidade que essa função adquiriu no discurso universitário. Esses periódicos não são apenas disseminadores de práticas sociais, mas geradores de espaços onde se destaca a densidade conceitual, teórica e metodológica da extensão universitária. O objetivo deste artigo é problematizar as formas de escrita vinculadas ao campo da extensão, especialmente aquela referente aos artigos científicos; dar conta dos tipos de periódicos de extensão universitária existentes na América Latina e os desafios que a extensão enfrenta do ponto de vista da gestão editorial.



Resumo Espanhol:

Uno de los puntos más importantes de las agendas universitarias latinoamericanas en materia de extensión universitaria es el de reconocer su valor académico y formativo, además del impacto social de sus prácticas. La reciente aparición de revistas académicas de extensión universitaria en diversos países de Latinoamérica es un síntoma de la centralidad que ha adquirido esta función en el discurso universitario. Estas revistas no solo son divulgadoras de las prácticas sociales, sino que son generadoras de espacios en donde se pone en relieve la densidad conceptual, teórica y metodológica de la extensión universitaria. El objetivo de este artículo es problematizar los modos de escribir ligados al campo de la extensión, especialmente el referido a los artículos científicos; dar cuenta de los tipos de publicaciones periódicas de extensión universitaria existentes en América Latina y de los desafíos que enfrenta la extensión desde la mirada de la gestión editorial.