Este artigo discute alguns problemas relacionados com o papel dos intelectuais e a produção cultural durante a última ditadura militar na Argentina. O interesse específico porEl Ornitorrincoestá no fato de ser o último exemplo da "fauna fabulosa" das revistas literárias dos anos sessenta e início dos setenta. A revista foi conduzida por um grupo de escritores que conceberam, demaneira particular, a relação entre a literatura, o compromisso político e o papel do escritor e que assumiram suapublicação como um ato de "resistência cultural". A importância da reconstrução daquela publicação tem a ver com sua publicação num contexto particularmente repressivo da história argentina. A análise proposta neste artigo busca contribuir na discussão sobre as questões que envolvem o fenômeno da "resistência cultural" ou "adaptação" de intelectuais e artistas durante o processo de censura e repressão do regime militar, tendo em conta a pluralidade de matizes que medeiam, esquematicamente, os dois polos de possíveis açõespolíticasfrente a um regime ditatorial. Para sair dessas regras rígidas que pouco explicam, propomos o uso de categorias que nos permitem estudar essas nuances e evitar a visão maniqueísta da antinomia resistência-adaptação.
El presente artículo analiza algunos problemas referidos al rol de los intelectuales y la producción cultural durante la última dictadura militar argentina.El interés específico porElOrnitorrincoradica en el hecho de ser el último ejemplar de la “fauna fabulosa” de las revistas literarias de los años sesenta y primeros setenta. La revista fue impulsada por un grupo de escritores que concibieron de manera particular la relación entre la literatura, el compromiso político, y el rol del escritory que asumieron la publicación como un acto de “resistencia cultural”. La importancia de reconstruir aquella publicación tiene que ver con que la revista “aparece” en un contexto particularmente represivo de la historia argentina. El análisis que propone este trabajo busca contribuir a la discusión acerca de las problemáticas en torno a los fenómenos de “resistencia cultural” o de “adaptación” de los intelectuales y artistas durante el proceso de censura y represión del régimen militar, teniendo en cuenta la pluralidad de matices que median entre uno y otro polo de –esquemáticamente– posibles actitudes políticas frente a un régimen dictatorial. Para salir de estos esquemas rígidos que explican poco, proponemos la utilización de categorías que permitan dar cuenta de esos matices y complejicen la visión maniquea de la antinomia resistencia-adaptación.