Com base nas reflexões da antropologia da vida cotidiana, de Nadia Seremetakis, este trabalho propõe uma análise das configurações do espaço cotidiano e das imagens da mulher no romance La Plaza del Diamante, da escritora catalã Mercè Rodoreda. Essa obra nos remete, por sua vez, a um perÃodo particularmente conflituoso da história espanhola contemporânea – a guerra civil e o primeiro franquismo – e a um espaço emblemático da resistência ao fascismo: a Barcelona dos anos 1930. A percepção que a protagonista do romance tem desse espaço-tempo tangencia os grandes fatos e concentra-se nos objetos que condensam a história e a memória da cidade.
Based on the reflections of the anthropology of everyday life, by Nadia Seremetakis, this paper proposes an analysis of the everyday space settings and women’s images in the novel La Plaza del Diamante, by the Catalan writer Mercè Rodoreda. At the same time, this work takes us to a particularly contentious moment of the contemporary Spain history – the civil war and the first Francoism – and to an emblematic area of resistance to fascism: the Barcelona of the 1930s. The protagonist’s perception of this space-time touches the great facts and focuses on objects that encapsulate the history and memory of the city.