O Interacionismo Simbólico parte do principio que os indivíduos agem a partir de seus significados, e o que as pessoas atribuem a eles. Pessoas e coisas viram desta maneira, um conjunto cultural, um palco onde se desenvolvem os cenários da interação. Nesse contexto, partimos da leitura sócio-interacionista de Erving Goffman (1985) que analisa o espaço, como um espaço de representações, onde cada indivíduo representa um papel, como se fosse em um teatro. A religião é parte estruturante das representações principalmente no que tange a condição da finitude humana e as interações sociais decorrentes da morte. A espacialidade mortuária se apresenta como palco privilegiado dessas relações. A partir do sentido peculiar das interações decorrentes da morte podemos perceber a própria dinâmica da vida. Cemitérios são lugares de estar-junto muito específico, porque se trata de um lugar de encontro entre a memória dos falecidos e dos vivos. Desenvolve-se, nesses lugares, mais do que em outras situações, todo um jogo de aparências, os mortos são simbolizados em diferentes épocas com diferentes formas e, nesse aspecto o mundo representacional da religião fornece um sentido específico para essa dinâmica. Para verificarmos as interações que ocorrem em cemitérios, analisamos um cemitério localizado na cidade de Curitiba - Paraná, o Cemitério Vertical de Curitiba.
Symbolic Interactionism part of the principle that individuals act from their meanings, and people attach to them. People and saw things this way, a whole culture, a stage where they develop scenarios of interaction. In this context, we startreading socio-interactionist Erving Goffman (1985) that analyzes the space as a space of representations, where each individual represents a role, like in a theater. Religion is part of the structural representations mainly regarding the condition of human finitude and death resulting from social interactions. Spatiality mortuary presents itself as a privileged these relationships. From the peculiar sense of the interactions arising from the death we see the dynamics of life. Cemeteries are places of being-together very specific, because it is a meeting place between the memory of the deceased and the living. It develops in these places than in other situations, an entire game appearances, the dead are symbolized in different times with different forms and in this respect the representational world of religion provides a sense specific to that dynamic. To study the interactions that occur in cemeteries, we analyze a cemetery located in the city of Curitiba -Paraná, Curitiba Vertical Cemetery.