O presente artigo tem por objetivo apresentar a espacialidade religiosa da Igreja Madalena Sofia Barat e Santo Expedito. Tendo como base as leituras do cotidiano, realizadas sob a ótica da metodologia de Erving Goffman. Desse modo, são analisadas as situações sociais que se formam através de um acervo simbólico, em palcos de atuação. Dessa maneira, cada pessoa desempenha um papel ao interagir com os outros através de comportamentos físicos e verbais, criando também um papel de desejo, que utiliza a aparência para convencer o outro de sua intenção mascarada por sua própria atuação. Assim, a vida do teatro e vida cotidiana apresentam inúmeros paralelos, principalmente quando estabelecem palcos. Esse palco de interações permite que, de acordo com Berger e Luckmann (1999, p.38), “a realidade da vida cotidiana apareça já objetivada, isto é, constituída por uma ordem de objetos que foram designados como objetos, antes da minha entrada em cena.” O indivíduo que se apresenta como personagem será considerado o que é, um ator desempenhando seu papel em um palco pré-estabelecido. A abordagem teatral na vida social é o centro da argumentação de Erving Goffman. Nesse contexto, Goffman diferencia entre um desejo individual-pessoal e um conjunto interativo coletivo. Assim, se permite a suposição de dois espaços; de um lado um espaço da personalidade autêntica e, de outro um espaço social de interação. A teatralização da vida cotidiana se estabelece entre ambos e, consequentemente cada ação que um indivíduo executa solicita que os observadores dessa ação levem a sério, quer dizer, que julguem como autêntico, a impressão do que está sendo apresentado. Inserida na dimensão traçada, estão categorias como as Instituições formadoras do Bairro Alto em Curitiba- PR, temos a dimensão religiosa da Igreja Madalena Sofia Barat e Santo Expedito, um dos palcos com uma história extremamente antiga, portanto bastante ritualizada, com claros papéis entre lideranças religiosas e os fiéis, além dos outsiders dascerimonias.
This article aims to present the spatiality of religious church Madeleine Sophie Barat and St. Expedite. Based on the daily readings, conducted from the perspective of Erving Goffman methodology. Thus, analyzing social situations that are formed through symbolic acquis stages of operation. Thus, each person plays a role interacting with others through physical and verbal behaviors, also creating a role of desire, which uses appearance to convince the other of their own performance by intention. Thus, the life of the theater and everyday life have many parallels, especially when set stages. This stage allows interactions, according to Berger and Luckmann (1999, p.38), "the reality of everyday life appears already objectified, that is, consisting of an array of objects that were designated as objects before my entry on the scene "an individual who appears as a character will be considered what it is, an actor playing a role in a pre-set stage. The theatrical approach in social life is the center of the argument of Erving Goffman. In this context, Goffman differentiates between an individual-personal desire and collective interactive set. Thus, if the assumption allows two spaces; on one side a space of authentic personality and on the other a social interaction space. The theatricality of everyday life is established between them and consequently every action that an individual performs requests that observers take seriously this action (ie judge how authentic) the impression of what is being presented. Inserted into the dimension that we draw as training institutions in the Bairro Alto - Curitiba- PR , we have the religious dimension of Madeleine Sophie Barat Church and St. Expedite, one of the stage with a very ancient history, so quite ritualized, with clear roles between religious leaders and faithful, beyond the outsides of ceremonies.