A arte da performance, apesar de hí- brida, levanta questões distintas nos campos das artes visuais e das artes cênicas. Nas artes visuais, um dos maiores focos nos estudos e criações em performance está na relação entre evento e registro. Se, quando alicerçou-se como linguagem inovadora, nos anos 60 e 70, a performance questionava o sistema da arte por ser efêmera e resistir à objetificação, atualmente documentos de ações são comercializados sem constrangimentos. Ademais, surgem questionamentos a respeito do papel do registro, que pode ser coadjuvante do ato ao vivo ou adquirir vida própria pela interferência posterior do artista ou pelo cuidado na captura das imagens. Livros, vídeos, fotografias, desenhos e instalações, derivados ou complementares de ações, são frequentemente incluídos em exposições de performance. Em meio a essa realidade, reflete-se sobre o ensino da linguagem, recentemente integrada a alguns currículos de graduação e pós-graduação em artes visuais no Brasil.
Performance art, despite being a hybrid language, raises different issues in the fields of visual arts or performing arts (i.e. dance and theatre). Within the visual arts, a major focus of studies in the field of performance is the relationship between event and documentation. Whereas in its founding years as an innovative language, in the 60s and 70s, performance questioned the system of art by being fundamentally ephemeral and thus resist objectification, nowadays documents are commercialised without constraints. Moreover, there has been questionings concerning the role of registry, which can either have a supporting role or acquire new life by subsequent interference of the artist or by the careful capturing of images. Books, videos, photographs, drawings and installations are often shown in exhibitions of performance. Amid this reality, it is necessary to reflect on issues related to the teaching of the language, recently integrated into some undergraduate and graduate visual arts curriculums in Brasil.