O presente artigo se propôs refletir a esperança como teologia da história
partindo da experiência latino-americana e caribenha vivida nas três
primeiras Conferências Episcopais realizadas em nosso continente. A intui-
ção do Vaticano II, que dá um sentido cristão à esperança e às angústias de
todos os povos que buscam a construção de sua própria história, é aplicada,
em nosso continente, através das conclusões de MedellÃn e confirmadas em
Puebla. A esperança vivida num contexto histórico de fé cristã é concebida
como teologia da história, pois tem a missão de assumir os fatos e os acontecimentos
que transcendem a história humana para fazer desta a história da
salvação.
L‟article propose une réflexion sur l‟espérance comme théologie de l´histoire
à partir de l‟expérience latino-américain et des Caraïbes présentées dans les
trois premières Conférences Episcopales réalisée dans notre continent.
L‟intuition du Concile Vatican II qui donne un sens chrétien à l‟espérance et
aux angoisses de tous les peuples qui cherchent la construction de leur propre
histoire est appliquée dans notre continent par le document conclusif de
Medellin et a été confirmée à Puebla. L´espoir vécu dans un contexte historique
de la foi chrétienne est conçu comme théologie de l‟histoire, pour avoir
la mission de prendre en charge les faits et les événements qui transcendent
l‟histoire humaine pour en faire l‟histoire du salut.