Esquenta, depois esfria: a presença das classes populares na televisão brasileira a partir de uma análise de contratos comunicacionais

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ISSN: 1676-2827 (impressa); 2179-9571 (on-line)
Editor Chefe: Prof. Luiz Henrique Barbosa
Início Publicação: 01/10/2001
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Comunicação

Esquenta, depois esfria: a presença das classes populares na televisão brasileira a partir de uma análise de contratos comunicacionais

Ano: 2018 | Volume: 20 | Número: 27
Autores: Luciane Leopoldo Belin
Autor Correspondente: Luciane Leopoldo Belin | [email protected]

Palavras-chave: comunicação, televisão, cultura popular

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

No ar pela Rede Globo entre 2011 e 2016, o programa de auditório “Esquenta!” foi apresentado por Regina Casé, levando à televisão convidados com diferentes perfis, para abordar temáticas variadas e apresentações culturais de diversas regiões brasileiras. A partir de uma discussão teórica sobre cultura popular e televisão, este artigo tensiona conceitos dos Estudos Culturais Latino-Americanos em uma análise pautada teórico-metodologicamente nos Contratos Comunicacionais discutidos pelo autor Patrick Charaudeau. Dessa forma, o artigo identifica na atração televisiva em questão quais são os elementos que configuram suas Condições de Identidade, Dispositivo, Finalidade e Propósito, analisando como se constrói a negociação comunicativa entre o programa e seu público nas classes populares brasileiras.



Resumo Italiano

Aired by Rede Globo between 2011 and 2016, the auditorium program “Esquenta!” was presented by Regina Casé, bringing to the television guests with different profiles to approach varied themes and cultural presentations from many Brazilian regions. From a theoretical discussion about popular culture and television, this article stresses concepts of Latin American Cultural Studies in a theoretical-methodological analysis based on the Communication Contracts discussed by author Patrick Charaudeau. Thus, the article identifies in the aforementioned television attraction which are the elements that configure its Identity, Device, Aim and Purpose Conditions, analyzing how the communicative negotiation between the program and its audience in the Brazilian popular classes is constructed.