Este relato de experiência apresenta a minha vivência docente no projeto Essas Mãos, realizado no Serviço Interprofissional de Atendimento à Mulher (SIAME), enquanto prática docente no curso de Artes Cênicas – Licenciatura, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em 2010. Sendo assim, são abordados aspectos da memória e procedimentos práticos no exercício da docência em teatro. O referente projeto atendeu mulheres que sofreram violência doméstica e tinha como principal objetivo exaltar a valorização do “ser mulher”, tendo em vista o sofrimento de corpos violentados por seus antigos companheiros, através de práticas corporais lúdicas e poéticas. O trabalho teve como principal base a poesia da letrista brasileira Cora Coralina, que fez com que as mulheres participantes, por meio da narrativa, compartilhassem suas histórias de vida para as outras, criando, assim, um espaço de diálogo, escuta, identificação e acolhimento.
This experience report presents my teaching experience in the project Essas Mãos, has been carried out in Service of Assistance to Women, which was developed during my stage of the Performing Arts course - at Federal University of Ouro Preto (UFOP), in 2010. Therefore, aspects of memory and practical procedures in the teaching of theater are addressed The referent project served women who suffered domestic violence and had as main objective to exalt the valorization of “being a woman”, in view of the suffering of violated bodies violated by their former companions, through playful and poetic bodily practices. The work was based mainly on the poetry of the Brazilian lyricist Cora Coralina, which made the participating women, through the narrative, share their life stories to others, thus creating a space for dialogue, listening, identification and acceptance.