ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR NA LICENCIATURA EM MÚSICA: FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO

Revista de Estudos em Educação e Diversidade

Endereço:
Estrada do Bem Querer, km 04 - Campus Universitário
Vitória da Conquista / BA
45083-900
Site: http://periodicos2.uesb.br/index.php/reed/
Telefone: (77) 3261-8663
ISSN: 2675-6889
Editor Chefe: Lúcia Gracia Ferreira Trindade, Rita de Cássia S. N. Ferraz e Roselane Duarte Ferraz
Início Publicação: 01/07/2020
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Ciências Biológicas, Área de Estudo: Ciências da Saúde, Área de Estudo: Ciências Exatas, Área de Estudo: Ciências Humanas, Área de Estudo: Ciências Sociais Aplicadas, Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Multidisciplinar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO CURRICULAR NA LICENCIATURA EM MÚSICA: FORMAÇÃO E VIVÊNCIAS EM TEMPOS DE ENSINO REMOTO

Ano: 2021 | Volume: 2 | Número: 4
Autores: Tais Dantas da Silva
Autor Correspondente: Tais Dantas da Silva | [email protected]

Palavras-chave: Estágio Supervisionado. Licenciatura em Música. Ensino Remoto.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Por meio deste relato de experiência, o texto pretende discutir questões relacionadas à viabilidade e aplicabilidade do estágiosupervisionadoem músicarealizado de forma remota,a partir das atividadesdesenvolvidasno componente Estágio Supervisionado II do curso de licenciatura em música da UEFS,refletindo sobre seus benefícios e desafios para a formação docente. O texto aborda o panorama curricular e administrativodo estágioem música na universidade, além de enfatizar de que forma a instituiçãoregulamentou a realização de atividades remotas e como os estágios supervisionados se inseriram nesse contexto. Oestágio supervisionadofoirealizado em contexto não escolar de formaremota, cujo aporte teórico é um recorte das temáticas trabalhadasno componente curricular, destacandoo ensino de música em espaços não escolares, como projetos de inclusão sócio musicale a extensão universitária.Foi possível verificar que uma parte significativa dos processos de ensino e aprendizagem no estágio cumpriu seus objetivos.Assim, é correto afirmar que a prática desenvolvida contribuiu no processo de formação, contudo entendemos que a mesma não substitui a experiência de sala de aula presencial, sendo um caminho possível dentro das diferentes formas de aprender e ensinar.



Resumo Inglês:

Through this experience report, the text intends to discuss issues related tothe feasibility and applicability of the supervised internship in music held remotely, from the activities developed in the Supervised Internship II component of the UEFS degree in music course, reflecting on its benefits and challenges for teacher training.The text addresses the curricular and administrative program of the music internship at the university, in addition it emphasizes how the execution of remote activities was regulated by the university and how the supervised internships were inserted inthis context. The experience presented is about the routine of group of internships class held in a non-school context in the online classes scenario, whose theoretical contribution is an outline of the themes worked in the curricular component, highlightingthe music teaching in a non-school education, such as socio-musical and university extension. It was possible to verify that a significant part of the teaching and learning processes in the internship fulfilled its objectives. Therefore, it is correct to state that the practice developed throughout this process contributed to the studying performance, nonetheless we understand that it does not replace the classroom experience, being a possible path within the different ways of learning and teaching.



Resumo Espanhol:

A través de este relato de experiencia, el texto pretende discutir temas relacionados con la viabilidad y aplicabilidad de la pasantía supervisada en música realizada de forma remota, en base a las actividades desarrolladas en el componente Pasantía Supervisada II de la licenciatura en música de la UEFS, reflexionando sobre sus beneficios. y desafíos para la formación docente.El texto aborda el panorama curricular y administrativo de la pasantía musical en la universidad, además de enfatizar cómo la institución reguló el desempeño de las actividades a distancia y cómo las practicas supervisadas se insertaron en este contexto. La experiencia presentada es un conjunto de prácticas docentes realizadas en un contexto no escolar de forma remota, cuyo soporte teórico es un esbozo de los temas trabajados en el componente curricular, destacando la enseñanza de la música en la educación no escolar, comoprogramas de inclusión musicaly extensiónuniversitaria. Se pudo constatar que una parte significativa de los procesos de enseñanza y aprendizaje en la pasantía cumplieron con sus objetivos. Así, es correcto afirmar que la práctica desarrollada contribuyó al proceso de formación, todavía entendemos que no reemplaza la experiencia del aula, siendo un camino posible dentro de las diferentes formas de aprender y enseñar.