A ESTÉTICA CARTESIANA NÃO DELIMITADA PELO MÉTODO

Revista Ideação

Endereço:
Av. Transnordestina, s/n
Feira de Santana / BA
440369000
Site: http://periodicos.uefs.br/index.php/revistaideacao/index
Telefone: (75) 3161-8209
ISSN: 2359-6384
Editor Chefe: Laurenio Leite Sombra
Início Publicação: 31/01/1997
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Filosofia

A ESTÉTICA CARTESIANA NÃO DELIMITADA PELO MÉTODO

Ano: 2014 | Volume: 0 | Número: 30
Autores: I. F. Veloso Filho
Autor Correspondente: M. G. Rodrigues (editor-chefe) | [email protected]

Palavras-chave: Descartes; Música; Estética.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O artigo tem como proposta apresentar a primeira obra do filósofo francês René Descartes, o Compendium of Music, além de algumas cartas trocadas com Mersene entre os anos de 1629 e 1631, para se avaliar o que levou o autor do Discurso do Método a escrever um tratado sobre teoria musical e quais as implicações dessas obras no seu pensamento. Além de impedir a falsa ilusão de um Descartes artista, pretendese demonstrar o contraponto que o filósofo representa frente à teoria dos afetos, e como esse posicionamento é o principio da ideia de subjetividade do gosto em sentido strito, isto é, o gosto como uma questão particular do sujeito. Questão que será fundamental para as noções estéticas modernas, e na qual Descartes está imerso sem ter meios de perceber.



Resumo Inglês:

The article aims to present the first work of the French philosopher René Descartes, the Compendium of Music, plus some letters exchanged with Mersene between the years 1629 and 1631, to assess what led the author of the Discourse on Method wrote a treatise on music theory and the implications of these works in your thinking. In addition to preventing the false illusion of a artist Descartes, intends to demonstrate the counterpoint that the philosopher is forward the theory of affects, and how this positioning is the beginning of the idea of subjectivity of taste in strito sense, that is, taste as a particular question of the subject. Issues that will be fundamental to modern aesthetic notions, and in which Descartes is immersed without means of realize.