A estética do banal no cinema brasileiro pós-retomada: uma pequena viagem à Avenida Brasília Formosa, de Gabriel Mascaro

Lumina

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ISSN: 19814070
Editor Chefe: Gabriela Borges Martins Caravela
Início Publicação: 31/05/2007
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Comunicação

A estética do banal no cinema brasileiro pós-retomada: uma pequena viagem à Avenida Brasília Formosa, de Gabriel Mascaro

Ano: 2011 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Fernanda Salvo
Autor Correspondente: F. Salvo | [email protected]

Palavras-chave: cinema brasileiro; cotidiano; alteridade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Estudo sobre o modo como o cinema brasileiro pós- retomada vem construindo, a partir de novas formas estéticas, os espaços periféricos da sociedade. Busca-se evidenciar como uma parcela da produção nacional recente tem articulado os espaços de exclusão sociais, valendo-se de uma linguagem que privilegia o banal e os pormenores do cotidiano. Toma-se como objeto o filme Avenida Brasília Formosa (Gabriel Mascaro, 2010) para mostrar como sua narrativa constrói, no espaço fílmico, a região pobre do Recife. Breve retrospecto de como a “fisionomia do outro” foi articulada pelo cinema nacional nas últimas décadas. O pressuposto é: flagrar a alteridade já faz parte da tradição do cinema nacional, tendo em vista sua trajetória – nos últimos 50 anos – de focalizar as diferenças e contradições sociais.