Durante mais de dez anos de pesquisa teórica e prática, foi possível analisar os avanços tecnológicos, metodológicos e artísticos da realização de filmes documentários estereoscópicos (documentários S3D2). Documentários, em meu ponto de vista, são índices da Realidade e o S3D aponta para uma Realidade Metafísica. Este artigo tem por objetivo discutir a imagem estereoscópica em um patamar filosófico, como forma de compreensão do mundo sob um viés Realista, para isso considera dignos de análise autores como C.S.Peirce, Jacob von Uexküll, J.J.Gibson e Wolfgang Smith. O resultado é a retomada de aspectos da Metafísica como significado imagético.
During more than ten years of theoretical and practical research, it was possible to analyze the technological, methodological and artistic advances in the realization of stereoscopic documentary films (documentaries S3D2). Documentaries, in my point of view, are indexes of Reality and the S3D points to a Metaphysical Reality. This article aims to discuss the stereoscopic image on a philosophical level, as a way of understanding the world under a Realistic bias, for which considers worthy of analysis authors such as C.S.Peirce, Jacob von Uexküll, J.J.Gibson and Wolfgang Smith. The result is the resumption of aspects of Metaphysics as imagistic meaning.