Vivemos em um período de intensas transformações proporcionadas pelos avanços tecnológicos. Nesse cenário, surgem novas formas de comunicação: novas estruturas discursivo-textuais, novas formas de produção, de interação e veiculação. O processo de narrativas transmídia é um exemplo oriundo desse cenário. Caracterizam-se por narrativas expandidas por diferentes plataformas de mídias a fim de gerar colaboração, participação e interação do interlocutor. Levando em consideração a amplitude e abrangência das estratégias transmidiáticas, este artigo apresenta uma análise de uma narrativa transmídia do ponto de vista da sua produção, com o objetivo de identificar e caracterizar suas estratégias discursivo -textuais com base nos conceitos da área da comunicação, sobretudo por meio de estudos de Henry Jenkins (2009) sobre narrativas transmídia e da Linguística Textual, principalmente os estudos de Koch (2011) acerca dos fatores de textualidade, com destaque para o conceito de intertextualidade, base do processo de produção transmídia. Nossa investigação se justifica já que se propõe a realizar um estudo mais abrangente em relação às novas formas de produção textual que surgem na atualidade, pois grande parte das pesquisas se encontram no âmbito de análise de textos digitais, isto é, hipertextos, e uma narrativa transmídia compreende além de textos para plataformas de mídia digitais, textos para plataformas de mídia impressa, eletrônica, entre outras.
We live in a period of intense transformations brought about by technological advances. In this scenario, new forms of communication arise: new discursive-textual structures, new forms of production, interaction and placement. The process of transmedia narratives is an example from this scenario. They are characterized by narratives expanded by different media platforms in order to generate collaboration, participation and interaction of the interlocutor. Taking into account the breadth and comprehensiveness of transmissive strategies, this article presents an analysis of a transmedia narrative from the point of view of its production, with the objective of identifying and characterizing its discursive-textual strategies based on the concepts of the communication area, especially by means of studies by Henry Jenkins (2009) on transmedia narratives and Textual Linguistics, especially Koch's (2011) studies on textuality factors, with emphasis on the concept of intertextuality, the basis of the transmydial production process. Our investigation is justified since it proposes to carry out a more comprehensive study in relation to the new forms of textual production that appear in the present time, since a great part of the researches are in the scope of analysis of digital texts, that is to say, hypertexts, and a narrative transmídia includes texts for digital media platforms, texts for platforms of printed media, electronics, among others.