Estratégias para a busca da Gestão de Excelência: Um Estudo de Caso no Município de Canarana

Revista de Estudos Sociais

Endereço:
Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 2367 - Boa Esperança
Cuiabá / MT
78060900
Site: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/res/index
Telefone: (65) 3615-8522
ISSN: 2358-7024
Editor Chefe: Roney Fraga Souza
Início Publicação: 31/03/1999
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Ciências Agrárias, Área de Estudo: Saúde coletiva, Área de Estudo: Geografia, Área de Estudo: História, Área de Estudo: Administração, Área de Estudo: Ciências Contábeis, Área de Estudo: Demografia, Área de Estudo: Direito, Área de Estudo: Economia, Área de Estudo: Planejamento urbano e regional, Área de Estudo: Serviço social, Área de Estudo: Tecnologia, Área de Estudo: Turismo, Área de Estudo: Engenharia biomédica, Área de Estudo: Engenharia elétrica, Área de Estudo: Multidisciplinar, Área de Estudo: Multidisciplinar

Estratégias para a busca da Gestão de Excelência: Um Estudo de Caso no Município de Canarana

Ano: 2016 | Volume: 18 | Número: 36
Autores: Edelvais Oster Ritter, Dirceu Grasel
Autor Correspondente: Edelvais Oster Ritter | [email protected]

Palavras-chave: Planejamento, objetivos estratégicos, desenvolvimento socioambiental

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O planejamento estratégico, difundido a partir dos anos 80, vem sendo adotado por diversas organizações com visão de futuro na iniciativa privada e pública, mas não tem sido adequadamente implementado ou atingido seus objetivos nos municípios de pequeno porte. Sabe-se que o uso desta ferramenta de gestão necessita de conhecimento, mão de obra qualificada e tecnologia apropriada, pois a ausência destes requisitos pode dificultar sua utilização e ou comprometer seus resultados. Diante disso, questiona-se: por que o município de Canarana não consegue consolidar o planejamento estratégico como referência em seu processo de gestão?

Conclui-se que o município tem potencialidades, localização estratégica privilegiada, miscigenação de culturas, diversidade agrícola e pecuária extensiva desenvolvida. A consolidação do planejamento e de objetivos estratégico de longo prazo que orientem os esforços e potencialidades do município permitirão alavancar o seu desenvolvimento. O planejamento Estratégico como metodologia de gestão pode proporcionar que a visão sistêmica assuma importância ainda maior pela localização do município, que está situado na bacia do Xingu e tem aproximadamente 137 mil ha de áreas de APPS, que necessitam projeto específico de preservação.