Estrutura de sentimento no teatro documentário e no teatro de agitprop: experiências no Brasil e na Argentina

Urdimento

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta - 1907 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035-901
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/index
Telefone: (48) 3664-8353
ISSN: 1414.5731
Editor Chefe: Vera Regina Martins Collaço
Início Publicação: 01/08/1997
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Linguística, Letras e Artes, Área de Estudo: Artes

Estrutura de sentimento no teatro documentário e no teatro de agitprop: experiências no Brasil e na Argentina

Ano: 2023 | Volume: 3 | Número: 48
Autores: Ernesto Gomes Valença
Autor Correspondente: Ernesto Gomes Valença | [email protected]

Palavras-chave: teatro documentário, teatro de agitprop, Raymond Williams, estrutura de sentimento, encenação

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este artigo aborda duas experiências teatrais – uma que pode ser entendida como teatro de agitação e propaganda (agitprop), vinculado ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) no Brasil, e outra vinculada ao teatro documentário realizado no Museo-Taller Ferrowhite, na cidade argentina de Bahía Blanca – a partir da categoria de estrutura de sentimento, criada pelo teórico marxista e crítico teatral Raymond Williams. Por meio dessa categoria, buscou-se analisar como a encenação, quando realizada em contextos circunscritos ou com segmentos sociais específicos, pode ser entendida como um mecanismo de estruturação de sentimentos comunitários, dando origem a manifestações culturais contra hegemônicas.



Resumo Inglês:

This article approaches two theatrical experiences –one that can be theater of agitation and propaganda (agitprop) linked to the Landless Rural Workers Movement (MST), in Brazil, and a Documentary Theater carried out by the Ferrowhite  Museum-Workshop, in the Argentine city of Bahía Blanca – from the category of structure of feelings, created by the Marxist theorist and theater critic Raymond Williams. Through this category, it is sought that staging, when performed in circumscribed contexts or with specific social segments, can be understood as a mechanism for structuring community feelings, giving rise to counter-hegemonic cultural manifestations.



Resumo Espanhol:

Este artículo se acerca a dos experiencias teatrales –una que puede pensarse en la línea del teatro de agitación y propaganda (agitprop) vinculada al Movimiento de los Trabajadores Rurales Sin Tierra (MST), en Brasil, y otra ligada al teatro documental realizada en el Museo-Taller Ferrowhite, en la ciudad argentina de Bahía Blanca– desde la categoría de estructura del sentir, creada por el teórico y crítico de teatro marxista Raymond Williams. A través de esta categoría, se buscó analizar cómo la puesta en escena, cuando se realiza en contextos circunscritos o con segmentos sociales específicos, puede ser entendida como un mecanismo de estructuración de sentimientos comunitarios, dando lugar a manifestaciones culturales contrahegemónicas.