O presente trabalho procura compreender as estruturas que contribuíram para as ações de Dom Macedo Costa, líder da igreja Católica na Província do Grão-Pará, Brasil, do século XIX e compreender o processo sistemático da romanização geradora de muitos conflitos. A intelectualidade do Bispo associada às mudanças econômicas que a província do Grão-Pará vivenciou no século XIX através da borracha e as transformações sociais geradas pelas ideias liberais, que adentraram no Brasil, potencializada pela vinda da família real tornou a colônia uma espécie de metrópole provisória. Essa nova configuração modernizadora teve a maçonaria como sua defensora, gerando uma série de conflito com as antigas estruturas de poder. Fontes primárias como jornais da época e uma carta de Dom Macedo produzida por conta da Questão Religiosa associada à pesquisa historiográfica será utilizada para uma melhor compreensão desses conflitos na Amazônia.
The purpose of this paper is to understand both the structures that contributed to the actions of Dom Macedo Costa, leader of the Catholic Church in the 19th century Grao-Pará Province, Brazil, and the systematic process of Romanization that has generated many conflicts. The bishop's intellectuality associated with the economic changes experienced by the province of Grão-Pará in nineteenth century through rubber and the social transformations generated by liberal ideas enhanced by the coming of the royal family made the colony a kind of provisory metropolis. This new modernizing configuration had Freemasonry as a defender, causing a series of conflicts with the old structures of power. Primary sources such as newspapers of the time and a letter of Dom Macedo produced on account of the Religious Question associated with Historiographic research will be used for a better understanding of these conflicts in Amazon.