A ESTRUTURA NARRATIVA DOS ROTEIROS DE CHARLIE KAUFMAN

Revista Livre de Cinema

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ISSN: 2357-8807
Editor Chefe: Fernando Antonio Prado Gimenez
Início Publicação: 01/01/2014
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Multidisciplinar

A ESTRUTURA NARRATIVA DOS ROTEIROS DE CHARLIE KAUFMAN

Ano: 2021 | Volume: 8 | Número: 1
Autores: D. Araujo, M. De B. de Carvalho
Autor Correspondente: M. De B. de Carvalho | [email protected]

Palavras-chave: estrutura narrativa, roteiro, Charlie Kaufman, narrativa clássica

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Apesar de reconhecido principalmente por sua originalidade, Charlie Kaufman usa conceitos da narrativa clássica ao escrever seus roteiros. Pontos fundamentais como o incidente incitante, midpoint, pontos de virada e clímax sempre aparecem em suas obras, muitas vezes utilizados de forma mais convencional, outras com notável singularidade. Neste trabalho, analisaremos seu primeiro roteiro: Quero ser John Malkovich, observando como o roteirista usa os pontos supracitados. A fim de embasar esses conceitos recorreremos a estudos de autores consagrados como Syd Field, Robert McKee, Christopher Vogler e Jill Chamberlain.



Resumo Inglês:

Despite being recognized mainly for his originality, Charlie Kaufman uses concepts from the classic narrative when writing his scripts. Fundamental points such as the inciting incident, midpoint, turning points and climax always appear in his works, often used in a more conventional way, others with remarkable singularity. In this paper we will analyse his first script: Being John Malkovich, observing how the screenwriter uses the above points. In order to support these concepts, we will turn to studies by renowned authors such as Syd Field, Robert McKee, Christopher Vogler and Jill Chamberlain.