ESTUDO DA PREVALÊNCIA DA CISTICERCOSE BOVINA NO ESTADO DE ALAGOAS

Acta Veterinaria Brasilica

Endereço:
Depto. Ciências Animais - UFERSA, BR 110 Km 47
/ RN
0
Site: http://periodicos.ufersa.edu.br/index.php/acta
Telefone: (84) 33151920
ISSN: 19815484
Editor Chefe: [email protected]
Início Publicação: 31/01/2007
Periodicidade: Trimestral
Área de Estudo: Medicina Veterinária

ESTUDO DA PREVALÊNCIA DA CISTICERCOSE BOVINA NO ESTADO DE ALAGOAS

Ano: 2011 | Volume: 5 | Número: 1
Autores: Alexis Wanderley de Oliveira, Jorge Alberto Cavalcanti de Oliveira, Thyers Gomes Batista, Elton Roger Alves de Oliveira, Cícero Cerqueira Cavalcanti Neto, Afonso Marinho Espíndola Filho
Autor Correspondente: Alexis Wanderley de Oliveira | [email protected]

Palavras-chave: bovinos, cysticercus bovis, inspeção de carnes

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

A cisticercose bovina é uma zoonose relevante, que tem ocorrência em sua maioria nos países subdesenvolvidos. Ela ocorre devido a diversos fatores como, deficiência na fiscalização e no abate de bovinos, fatores econômicos, educação sanitária, bem como a promiscuidade de humanos com os referidos animais. No Brasil é a principal doença diagnosticada nos abatedouros de bovinos, sendo a principal causa de condenação das carcaças. Objetivou-se avaliar a prevalência da cisticercose em bovinos abatidos em matadouros-frigoríficos com Inspeção Federal no estado de Alagoas. Tendo como fonte de informações, o banco de dados dos arquivos da Delegacia do Ministério da Agricultura em Alagoas, no período de 2000 a 2005, sobre os abates e a incidência de cisticercose em bovinos causando condenação parcial ou mesmo total de carcaças. Foram inspecionadas 199.065 carcaças de bovinos, e a inspeção revelou que a prevalência de cisticercose ficou na faixa de 0,32 a 0,65%. Das carcaças condenadas, 0,93% possuíam cisticercose viva e 99,07% calcificada; revelou ainda que os órgãos mais acometidos foram em ordem decrescente: cabeça com 37%, coração com 32% e língua com 31%. Dentre os municípios com maiores percentuais de carcaças condenadas por cisticercose bovina, destacou-se Maribondo com 47 casos, correspondendo a 14,88% do total. Desta forma, pode-se observar que a prevalência da cisticercose bovina no estado de Alagoas durante o período estudado, enquadra-se na faixa aceitável e é comparável a de países desenvolvidos.



Resumo Inglês:

Ovarian transplantation constitutes a technique in which one ovary or part of this is transferred from a donor to recipients that may be the same individual, other recipient of the same specie or no, near or far from the original anatomical site. This review covers important concepts for the elucidation of the main events of folliculogenesis and follicular maturation as well as the applications of ovarian transplantation and prospects of this technique in the breeding of domestic animals, wildlife and humans. Other studies are still necessary to better understanding of the events regarding to the ovarian development, interactions between donor and receptor tissues, their site of transplantation as well as individuals and involved species.