Estudos experimentais sobre tomada de decisão: uma revisão de literatura da parceria entre a área de negócios e a de neurociência cognitiva.

Advances in Scientific and Applied Accounting

Endereço:
Rua Maestro Cardin, 1170 - 11º Andar - Sala 03, Bela Vista
São Paulo / SP
01.323-000
Site: http://www.asaaccounting.info/asaa
Telefone: (48) 3721-9897
ISSN: 19838611
Editor Chefe: José Alonso Borba
Início Publicação: 30/11/2008
Periodicidade: Quadrimestral
Área de Estudo: Ciências Contábeis

Estudos experimentais sobre tomada de decisão: uma revisão de literatura da parceria entre a área de negócios e a de neurociência cognitiva.

Ano: 2011 | Volume: 4 | Número: 2
Autores: Ana Maria Roux Valentini Coelho Cesar, Felipe Fregni, Gilberto Perez, Claudio Colturato
Autor Correspondente: A. M. R. V. C. Cesar, F. Fregni, G. Perez, C. Colturato | [email protected]

Palavras-chave: tomada de decisão, tarefas cognitivas, fenômenos cognitivos, ferramentas de neurociência.

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

O processo de Tomada de Decisão vem sendo estudado pelas áreas de negócios desde o século passado, havendo um corpo teórico substancial gerado por esses estudos, sendo os enfoques dominantes as modelagens computacional e matemática, buscando-se o ponto de decisão ótimo, configurando-se as decisões como racionais. Todavia, há grande evidência empírica sobre aspectos comportamentais que contrariam modelos normativos. Estudos interdisciplinares buscam compreender esses aspectos, estabelecendo-se parcerias entre áreas como Contabilidade, Economia e Neurociência. O foco desses trabalhos estã na busca de evidências sobre áreas do cérebro ou sobre circuitos neurais envolvidos na decisão, usando métodos de investigação típicos da área de Neurociência. Este estudo faz uma revisão de artigos dessa natureza publicados no período de janeiro/2004 a junho/2010, com o objetivo de identificar a relação entre fenômenos cognitivos estudados, tarefas cognitivas propostas e ferramentas de neurociência aplicadas em estudos experimentais sobre o processo de tomada de decisão. Embora os achados não sejam conclusivos, considerando-se o volume de publicação de estudos interdisciplinares na área de tomada de decisão, eles podem orientar pesquisadores das áreas de negócio que pretendam desenvolver protocolos de pesquisa experimental de acordo com a metodologia prevista para estudos clínicos; há grandes possibilidades para pesquisa interdisciplinar, especialmente aquelas voltadas para a adaptação das tarefas cognitivas ao ambiente de negócios, tornando os experimentos mais próximos da realidade do gestor que decide.