Eternidade, temporalidade e narratividade no livro de Gênesis, na Teogonia e em O Silmarillion: um ensaio comparativo

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Editor Chefe: Kelcilene Grácia-Rodrigues
Início Publicação: 01/08/2005
Periodicidade: Trimestral

Eternidade, temporalidade e narratividade no livro de Gênesis, na Teogonia e em O Silmarillion: um ensaio comparativo

Ano: 2018 | Volume: 14 | Número: 26
Autores: Filipe Cambraia do Canto, César Augusto Barcellos Guazzelli, Cecilia Bobsin do Canto
Autor Correspondente: F. C. do Canto, C. A. B. Guazzelli, C. B. do Canto | [email protected]

Palavras-chave: cosmogonias, poeticidade narrative, temporalidade

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Neste ensaio será empreendida uma análise comparada dos relatos cosmogônicos constituintes do livro de Gênesis, da Teogonia e de O Silmarillion. Isto será realizado através de dois caminhos distintos mas complementares: de um lado, nos debruçaremos sobre as numerosas similitudes narrativas entre estes relatos; de outro, procuraremos percebê-los através das lentes teóricas desenvolvidas por Paul Ricoeur em Tempo e Narrativa, a saber: a do entrecruzamento entre os textos ficcionais e os textos historiográficos e, mais especificamente, pelo momento através do qual, segundo o filósofo francês, as narrativas ficcionais tornam-se quase históricas. Parecenos que a contribuição de Paul Ricoeur é particularmente significativa em razão de que todos os textos em questão, por sua própria razão de ser, tentam dar conta de um passado remoto, dos tempos da criação destes mundos que, necessariamente, estão além de qualquer memória. Isto fica claro por dois elementos que, conforme mostraremos, estão presentes em todas as narrativas observadas: uma poeticidade narrativa que as enceta, sua força vital; e, não obstante, uma preocupação dupla com a temporalidade, seja a de narrar as origens dos mundos em questão, seja a de relacionar tais criações com uma temporalidade inteligível ao homem.



Resumo Inglês:

In this essay a comparative analysis of the cosmogonic narratives of the book of Genesis, of Theogony and of The Silmarillion will be undertaken. This will be accomplished through two distinct but complementary paths: on the one hand, we will look at the numerous narrative similarities among these texts; on the other, we will try to perceive them through the theoretical lens developed by Paul Ricoeur in Time and Narrative, namely: that of the intersection between fictional texts and historiographical texts and, more specifically, the moment by which, according to the French philosopher, fictional narratives become almost historical. It seems to us that Paul Ricoeur's contribution is particularly significant because all the texts in question, try to narrate a remote past, from the times of the creation of these worlds that are necessarily beyond any memory. This is clear from two elements that, as we show, are present in all narratives observed: a narrative poeticity in their beginnings, their vital force; and yet a dual preoccupation with temporality, whether to narrate the origins of the worlds in question, or to relate such creations to a temporality intelligible to mankind.