Etnografia da roda de choro do Instituto Casa da Cidade

Revista Orfeu

Endereço:
Avenida Madre Benvenuta, 2007 - Santa Mônica
Florianópolis / SC
88035001
Site: http://www.revistas.udesc.br/index.php/orfeu/index
Telefone: (48) 3664-8347
ISSN: 2525-5304
Editor Chefe: Guilherme Antonio Sauerbronn de Barros, Teresa Mateiro
Início Publicação: 01/06/2016
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Artes

Etnografia da roda de choro do Instituto Casa da Cidade

Ano: 2019 | Volume: 4 | Número: 1
Autores: Luciana Fernandes Rosa
Autor Correspondente: Luciana Fernandes Rosa | [email protected]

Palavras-chave: Choro; Etnomusicologia, Música popular, Música brasileira, Antropologia da música

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Este trabalho apresenta a etnografia de uma roda de choro ocorrida em julho de 2016 no Instituto Casa da Cidade, situado na Vila Madalena, São Paulo. A roda em questão, na época realizada mensalmente, era organizada por um músico veterano no cenário do choro paulistano e reunia músicos amadores, profissionais, estudantes e ouvintes. Foram observados aspectos do fazer musical da roda e o perfil de seus participantes sob a perspectiva de alguns autores ligados à etnomusicologia, entre eles Ruth Finnegan, Thomas Turino, John Blacking e  Etienne Wenger. A metodologia adotada foi etnografia com observação participante e entrevistas realizadas com frequentadores do evento. Conclui-se que a roda tem características que a diferem de outras rodas de choro da capital, por ter a participação de  músicos amadores e profissionais em um ambiente democrático e acolhedor, e por evidenciar aspectos de resgate da história pessoal dos músicos.



Resumo Inglês:

This paper presents an ethnography of a roda de choro2 that occurred in July, 2016, at The Casa da Cidade Institute, located in Vila Madalena, São Paulo. The roda in question, at the time held monthly, was organized by an elderly musician in the scene of the São Paulo choro and brought together amateur musicians, professionals, students and listeners. Aspects of the musical making of the roda and the profile of its participants from the perspective of some authors related to ethnomusicology were observed, among them Ruth Finnegan, Thomas Turino, John Blacking and Etienne Wenger, through participant observation and interviews with attendees of the event. It is concluded that the roda has characteristics that differ from other rodas de choro of the capital, to have the participation of amateur and professional musicians in a democratic and welcoming environment, and for evidencing aspects of rescue of the personal history of the musicians.