Eu (es)corro: identidade líquida em "Hotel Atlântico", de João Gilberto Noll

Signo

Endereço:
Av. Independência, 2293
Santa Cruz do Sul / RS
Site: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo
Telefone: (51) 3717-7322
ISSN: 19822014
Editor Chefe: NULL
Início Publicação: 31/12/1974
Periodicidade: Semestral
Área de Estudo: Letras

Eu (es)corro: identidade líquida em "Hotel Atlântico", de João Gilberto Noll

Ano: 2014 | Volume: 39 | Número: 66
Autores: Girvâni Seitel
Autor Correspondente: Girvâni Seitel | [email protected]

Palavras-chave: Narrativa contemporânea, hotel Atlântico, identidade, sujeito

Resumos Cadastrados

Resumo Português:

Com a globalização, o sujeito experimenta a fluidez e a volatilidade do tempo, em que as inúmeras esferas da sociedade atual – vida pública, vida privada, relacionamentos sociais e familiares – passam por uma série de transformações, cujas consequências esgarçam o tecido social. Nessa perspectiva, o artigo tem por objetivo analisar como se dá a representação da identidade do sujeito no romance Hotel Atlântico (1989), do escritor João Gilberto Noll. A partir de uma abordagem bibliográfica, a narrativa nolliana é lida e analisada à luz das ideias de Zygmunt Bauman, que trata da passagem da modernidade em seu estágio “sólido para o estágio líquido”. Considerando as ideias do sociólogo consoante às identidades líquidas, inconsumadas, o estudo dá atenção ao andarilho, narrador-protagonista do romance, um sujeito que está “fora”, à margem, e que vagueia nas fronteiras da pós-modernidade, sem almejar conhecimento, bens materiais ou afetos verdadeiros e recíprocos. Salienta-se que Hotel Atlântico, seja na representação crítica e fragmentária de condicionamentos sócio-históricos no texto e no enfoque temático quanto nas opções estéticas, desbrava a difícil tarefa de pensar a alteridade quando se tem um mal-estar coletivo que “derrete” a identidade do sujeito, impossibilitando sua afirmação em sociedade e o reconhecimento do “outro”. Outrossim, a leitura do romance possibilita discutir e refletir acerca de como experiências sociais podem ser exploradas esteticamente pelos escritores e como estratégias artísticas podem colaborar na representação de um determinado contexto social.



Resumo Inglês:

With the globalization, the subject experiments the fluidity and the volatility of time, in which the numerous spheres of the current society – public life, private life as well as family and social relationship – pass through a series of transformation whose consequences fray the social tissue. In this perspective, the objective of this article is to analyze how it is the representation of the subject identity in the novel Hotel Atlântico (1989), written by João Gilberto Noll. From a bibliographic approach, the nolliana narrative is read and analyzed following Zygmunt Bauman’s ideas, which treats the passage of modernity “from the solid to the liquid stage”. Taking into consideration the ideas of this sociologist according to his liquid identities, the study gives attention to the hiker, narrator – protagonist of the novel, a subject who is “out”, to the margin, and who roams in the boarders of the pos- modernity, without longing for knowledge, material goods or reciprocal and true affections. It is emphasized that Hotel Atlântico, is in the critical and fragmented representation of the social- historical conditioning in the text and in the thematic focus as in the aesthetic options, tames the hard task of thinking the otherness when there is a collective malaise which “melts” the identity of the subject, making it impossible the statement in society and the recognition of the “other”. Likewise, the reading of this novel enables the discussion and the reflection in relation to how social experiences can be explored aesthetically by the writers and how the artistic strategies can collaborate in the representation of a determined social context.